Daniela Cardoso
A Doutora Liliana Cruz especialista em glaucoma, falou no Programa Acorda Cidade na manhã de quinta-feira, (22), sobre o glaucoma. Ela explicou as causas, os sintomas, os tipos existentes da doença e esclareceu também sobre o glaucoma congênito, que de acordo com ela, é um tipo específico em crianças. Confira a entrevista.
Acorda Cidade – O que é glaucoma?
Liliana Cruz – É uma doença silenciosa que tem basicamente três características: o aumento da pressão intra-ocular, a alteração do nervo ótico e a alteração do campo visual. Os pacientes vão perdendo a visão progressivamente sem sentir, porque a doença não apresenta sintomas e quando a pessoa percebe já está sem enxergar.
AC – Quais os tipos de glaucoma?
Liliana Cruz – Existem dois tipos, o de ângulo fechado e de ângulo aberto. O glaucoma de ângulo aberto tem outros subtipos que é glaucoma crônico simples, pseudo-esfoliativo glaucomas juvenis, e alguns que são glaucomas provocados por outras doenças como a diabetes, por exemplo.
AC – Quem tem maior risco de desenvolver o glaucoma?
Liliana Cruz – O paciente que tem histórico familiar com glaucoma aumenta o risco em 50% de ter também. Outros pacientes com risco são as pessoas míopes, pessoas com diabetes, com alterações nos vasos. Esse grupo deve ter um acompanhamento de um oftalmologista, pelo menos anualmente, depois dos 40 anos.
AC – Existe a possibilidade de uma criança desenvolver o glaucoma?
Liliana Cruz – Existe. O glaucoma congênito é um tipo especifico em crianças. Nesse caso a criança já nasce com o problema e o tratamento é totalmente cirúrgico, não existe tratamento clínico. Quanto mais cedo operar o recém nascido, melhor, normalmente operamos crianças a partir do sétimo dia de vida. Geralmente quem dá o diagnostico é o pediatra quando pega a criança na sala de parto. Ele percebe o glaucoma, porque a córnea fica grande ou com uma coloração azulada. O glaucoma congênito se comporta de forma diferente, ele é perceptível.
AC – As pessoas que ficam muito tempo em frente ao computador podem ter problemas de visão ou é mito?
Liliana Cruz – Pode sim. A gente deve lembrar de piscar os olhos, quando estiver em frente ao computador, para não dar sensação de olho seco que incomoda bastante, temos que piscar os olhos para lubrificar deixá-los lubrificados.