entrevista

Entrevista: Dono de posto fala sobre o preço do combustível em Feira

Entre os temas abordados na entrevista, a variação do preço de combustível entre os postos, o valor do preço para o consumidor e o cartel, foram destaques

Edição: Roberta Costa

O repórter Ed Santos, do Programa Acorda Cidade, entrevistou na manhã desta sexta-feira (27), o vice-presidente do Sindicado dos Combustíveis de Feira de Santana, Carlos Neto. Entre os temas abordados na entrevista, a variação do preço de combustível entre os postos, o valor do preço de combustível para o consumidor e o cartel foram destaques.

Qual o motivo da variação do preço do combustível em Feira de Santana?

Na verdade, o principal motivo da oscilação de preços que ocorrem no Brasil, e especialmente na nossa cidade, é em decorrência da variação do preço do combustível Etanol. Esse produto que teve um aumento significativo por conta da frota de veículos Flex, está sendo muito consumido no país, gerando uma maior oscilação nos preços.

O valor do combustível em Feira de Santana é alto?

Feira de Santana está entre as cidades com os menores preços de combustíveis do país. É necessário esclarecer que, quem define o preço do combustível não é o dono do posto. Nós compramos das distribuidoras e todos compram da Petrobrás. Quando há um aumento na Petrobrás ou nas distribuidoras, o valor é repassado para o consumidor final.

Qual a média da galonagem* por posto, em Feira de Santana?

Feira de Santana tem uma média de galonagem que oscila entre 150 e 180 mil litros de combustível.

*Galonagem – reflete o resultado operacional sem análises mais profundas e considera que o negócio predominante e essencial seja a venda de combustível (gasolina, diesel, álcool e GNV).

Qual o preço do combustível comprado na refinaria?

O preço do combustível que o posto de combustível compra na refinaria é parecido para todas as distribuidoras. Todas as distribuidoras compram da Petrobras, assim o preço é equiparado, o que revela uma proximidade entre eles. O valor de compra do combustível é entre 0,12 e 0,15 centavos.

Porque o custo da gasolina é diferente na cidade e na estrada?

Os postos de rodovias têm como produto principal de venda, o óleo diesel. A gasolina e o etanol são produtos secundários. Por conta disso, o preço é um pouco abaixo dos preços praticados na área urbana.

É mais vantajoso para o consumidor abastecer seu veículo com gasolina ou etanol?

Estudos mostram que quando o etanol combustível representar 70% do valor do litro da gasolina, é melhor para o consumidor  abastecer com o etanol.

Existe Cartel* em Feira de Santana?

Não existe Cartel. Como eu disse, a proximidade de preços é, em função do preço do combustível comprado na distribuidora. O consumidor, no entanto, abastece no posto que estiver com o preço menor. Eu como concorrente, coloco um preço competitivo para o meu negocio funcionar da maneira correta.

*Cartel – é toda forma de coordenação de decisões entre empresas concorrentes, que elimine a rivalidade entre elas e busque a obtenção de lucros mais elevados do que seriam auferidos na ausência do cartel.

Como saber qual a gasolina de qualidade pra abastecer o veiculo?

Em relação à qualidade do produto, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem uma fiscalização rigorosa. Temos poucas ocorrências de produtos fora da conformidade e, quando isso ocorre, a ANP atua, lacra e fecha o posto.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários