Daniela Cardoso
Nesta terça-feira, 25 de outubro é comemorado o dia do dentista e para lembrar a data e homenagear esses profissionais, a odontopediatra, Rita Cerqueira, esteve no Programa Acorda Cidade para falar sobre a profissão e tirar dúvidas da população sobre problemas dentários. Confira a entrevista.
Acorda Cidade – Como está a profissão de dentista?
Rita Cerqueira – A odontologia como toda profissão, hoje com a tecnologia, está avançando, mas nós felizmente não podemos deixar para trás a questão da humanização, temos que ter essa lembrança sempre, afinal é gente atendendo gente.
AC – O antibiótico pode causar cárie nos dentes?
Rita Cerqueira – A gente percebe que tem coisas que impregna o consciente coletivo e acaba virando verdade. Muitas mães reclamam que as crianças estão com os dentes estragados e atribui ao uso dos antibióticos. Uma criança que faz uso do antibiótico em geral está com o sistema debilitado, com a imunidade comprometida e por isso a família fica preocupada com aquele problema e negligencia a higiene bucal. Muitas vezes a criança recebe antibiótico, como xaropes que às vezes contém a sacarose, que é um açúcar, e dependendo da hora que a medicação é administrada, muitas as vezes a noite, a criança dorme sem escovar os dentes e gera a cárie.
AC – Os dentes já podem nascer cariados?
Rita Cerqueira – Os dentes nascem imaturos e quando encontra na boca um ambiente saudável tudo vai correr para que ele se desenvolva de forma saudável. Em caso contrário os dentes podem sim adoecerem.
AC – Os dentes de leite podem ser extraídos?
Rita Cerqueira – O dente de leite pode ser extraído, mas não de forma precoce e ele deve sair da boca na perda natural, caso isso não aconteça, já que algumas ele não amolece, aí sim precisa de uma intervenção de um profissional.
AC – Na primeira dentição os dentes caem de forma natural, mas é importante um acompanhamento odontológico?
Rita Cerqueira – Sim. Hoje se fala na odontologia intra-uterina, não que vá cuidar dos dentes do bebê ainda na barriga, até porque ele ainda não tem dente, mas no sentido de educação e saúde para que essa gestante possa se cuidar e cuidar dessa criança que ainda vai nascer, porque a mãe é uma grande contaminadora. Se aquela mãe ficar conversando com bebê ali pertinho, beijando no rosto, no momento em que os dentes estão nascendo, pode haver a contaminação primária pelas gotículas de saliva.
AC – O aumento dos consultórios odontológicos em Feira de Santana é bom para a cidade?
Rita Cerqueira – Eu recomendo aos pacientes que verifiquem quais as informações daqueles profissionais que estão atendendo, o que ele tem a lhe oferecer. Procurem saber a quanto tempo aquele profissional está no mercado, há quanto tempo ele é formado, qual é a especialidade dele. É muito bom que a odontologia seja oferecida de maneira vasta, mas é bom que você questione quem está lhe atendendo, cuidando da sua saúde, porque se a pessoa cair em mãos erradas pode haver várias complicações.
AC – Porque alguns serviços odontológicos são tão caros?
Rita Cerqueira – A odontologia ainda é cara. Na verdade, nós somos prestadores de serviços e repassamos materiais, então não é o serviço do dentista, mas a odontologia e tudo que está agregado que torna esse serviço caro.