Daniela Cardoso e Ney Silva
O potencial turístico de Feira de Santana foi apresentado para profissionais do ramo, que atuam em Salvador e região metropolitana, com a realização de um encontro. O evento aconteceu na tarde de quinta-feira (30) no auditório do Senac, no bairro Kalilândia. A iniciativa, que contou com a participação da prefeitura de Feira de Santana, foi da Federação do Comércio. A diretora do órgão, Avani Duran informou que esse evento foi pensado para estimular negócios.
“ Esse evento é para mostrar Feira de Santana para os nossos empresários, nossos operadores de Salvador e trazer também companhias aéreas e operadores para Feira, ou seja, é uma via de duas mãos. Vamos produzir negócios no turismo e o grande objetivo da nossa federação é esse, promover e estimular os negócios e fazer com que os empresários possam viver e possam acontecer e ter o sucesso que eles merecem. Isso aqui é um incentivo aos negócios do turismo”, destacou.
Com relação ao momento econômico no país e os impactos no turismo baiano, Avani Duran afirmou que é importante estimular o negócio turístico no interior, por ser um setor que emprega muitas pessoas, até mesmo sem qualificação, o que, segundo ela, significa uma distribuição de emprego e renda.
Na opinião do diretor da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Armando Sampaio, com a realização desse encontro em Feira de Santana, fica evidenciado que o município está com estrutura para fazer eventos profissionais.
“É uma iniciativa pioneira. Pessoas de Salvador estão sendo convidados a conhecer o potencial turístico de Feira de Santana, para eles saberem que em Feira é possível realizar uma série de eventos profissionais e pode determinar um fluxo de turismo, o que é muito bom. Os organizadores desse evento estão de parabéns”, disse.
Na opinião do secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, Feira de Santana está preparada para receber o turista. Ele lembrou que a cidade está classificada pelo Ministério do Turismo com o patamar B, que significa que Feira tem todas as condições de receber bem o turista, por ter várias agências de viagens, hotéis com boa qualidade, uma boa gastronomia e toda infraestrutura necessária para atender bem o turista.
“Muitas cidades que são vocacionadas para o turismo não tem a classificação B que Feira tem. Então a gente fica muito feliz, pois Feira a cada dia que passa, ela vai se incorporando a um novo momento econômico para o turismo de negócio, turismo de aventura, pois a cidade hoje com o morro de São José já tem eventos de parapente, temos várias ações religiosas acontecendo na cidade, que pode também trazer grandes turistas, tem maratonas, temos cavalgadas, então a cidade vai agregando sempre um turismo eventual dentro do seu projeto de turismo de negócio”, afirmou.
O secretário lembrou ainda que Feira de Santana está inaugurando grandes centros de negócios, a exemplo de shoppings. Segundo ele, isso movimenta a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego e renda para a cidade.