Emoção, fé e muitas flores na procissão em louvor a Senhora Santana

A procissão em louvor a Senhora Santana, padroeira da cidade, a reuniu na tarde e noite desta segunda-feira (26), centenas de fiéis na Catedral Metropolitana.

 Ney Silva

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

O maior evento do povo católico de Feira de Santana e um dos mais participativos do Brasil: a procissão em louvor a Senhora Santana reuniu na tarde e noite de hoje (26), centenas de fiéis na Catedral Metropolitana. Com quase 50 imagens, os andores um a um deixava a igreja em meio aos aplausos, emoção, flores, fogos de artificio e muita devoção. Grupos de pessoas vindas das 37 paróquias que compõe a arquidiocese demonstravam todo o carinho e amor a avó de Jesus Cristo.

O padre Pedro Junior, Cura da catedral, explica que procissão é tradição muita antiga. Ele lembra que a Bíblia cita o povo de Israel como itinerante, Peregrino, que deixou o Egito e caminhou 40 anos pelo deserto em busca da terra prometida.“ Esse tipo de evento faz parte da tradição judaico-cristã e isso ficou na cultura porque o nosso povo gosta da procissão”, afirma.

Ele disse também que as imagens dos santos sendo levadas pelo povo têm todo um sentido. “Nós também hoje somos peregrinos. Para onde caminhamos? para quem é católico, o caminho é a pátria eterna, Deus”, afirma. Ainda de acordo com Pedro Junior, as pessoas vêem nos santos um espelho, um exemplo daqueles que foram fiéis e Jesus Cristo.


A afirmação do padre é uma verdade. Dentro da catedral, antes da saída do primeiro andor, a atitude de uma devota de Santana nos chamou atenção. A dona-de-casa Marieta Côrtes com 87 anos estava parada em frente á imagem da padroeira e fazia um pedido. “ Eu quero ficar boa dessa queda que tomei a quatro meses. Olha aqui, mim tira dessa moleta, minha senhora”, afirmava. Ela também pedia forças á Santana para chegar aos 90 anos.

Marieta, disse que participar da procissão de Senhora Santana é uma emoção sem tamanho. Conta que estava pedindo a recuperação da saúde porque Senhora Santana já atendeu a outro pedido. Três filhos dela que disputam competição de MotoCross foram vitoriosos depois que ela solicitou á santa essa graça e fez promessa.


Emoção e muita fé também envolviam uma das coordenadoras da festa. Alaíde Barreto segurava o andor com a imagem de São Benedito, o primeiro a deixar o interior da catedral.” É muito bom abrir a procissão com São Benedito. Há muitos anos fico feliz em ornamentar o andor. Esse ano fiz parte da comissão da festa. Todos unidos, foi tudo maravilhoso”, afirma.


A professora aposentada Hilda Carneiro 84 anos, irmã do senador João Durval, também estava muita emocionada com a procissão. Na porta da igreja, de mãos dadas com duas outras senhoras contou sua trajetória de fé católica. Ela informou que quando tinha 10 anos era levada pela avó responsável pela ornamentação da igreja na época do padre Amilcar.“ Eu fico muito emotiva. Enquanto Deus mim der forças eu venho e se ficar um dia numa cadeira de rodas, venho também”, afirmou.




Ao fazer uma avaliação da procissão, o arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian disse que a festa é a maior que existe dedicada a Senhora Santana..“ Das 272 dioceses do Brasil nenhuma realiza uma procissão tão grandiosa. É um grande acontecimento não só religioso como cultural. Por isso temos que trabalhar para que esse evento seja preservado em Feira de Santana”, afirma.



A procissão depois de sair da Praça Monsenhor Renato Galvão, seguiu pela rua Mário Pessoa, contornou a avenida Senhor dos passos, Praça João Pedreira e retornou pela rua Conselheiro Franco de volta á Catedral. Em todo o trajeto, exemplos de amor, fé e devoção á Santana podiam ser observados na centenária festa do povo católico.

 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários