Roberta Costa
Atualizada às 15:20
O gerente local da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), José Neidson, garantiu em entrevista ao Acorda Cidade nesta terça-feira (05) que a população de Feira de Santana e região assistida pela empresa não será prejudicada com falta de água durante o verão.
“Nesta estação a demanda cresce 25%. Estamos preparados para enfrentar o período”. Ele acrescentou que o principal problema da empresa é na distribuição e não na produção da água.
“Produzimos para seis cidades cerca de 1500 litros por segundo, uma média que atende bem a população. A captação e o tratamento de água acontecem de forma tranquila. Apesar da seca, não tivemos problemas no manancial e temos um projeto para 20, 30 anos, que pretende duplicar a produção no município".
Falta de água – Neidson explicou que houve problemas operacionais na empresa, o que prejudicou a distribuição de água na cidade. “Por isso a regularização da água aconteceu de forma mais demorada”.
A região norte do município é a mais prejudicada com a falta de abastecimento de água.
“A água chega com pressão mais baixa e causa desabastecimentos, principalmente na ponta de rede. 40% da obra de construção de um centro de reserva de água na área está sendo concluída, um projeto no valor de R$ 48 milhões”.
Os bairros mais prejudicados são: Jardim Cruzeiro, Sobradinho, Campo Limpo, Gabriela, Pedra Ferrada, Pampalona e Novo Horizonte.
“Apesar do grande crescimento imobiliário de Feira de Santana estamos conseguindo ampliar o abastecimento".
Esgoto – Uma das maiores reclamações da população é em relação ao saneamento básico. A Embasa garante que irá aumentar a cobertura de 61% para 80%.
“Em alguns pontos ainda não há instalação, mas pretendemos aumentar para melhorar a saúde da população e melhoria do meio ambiente”.
O gerente da Embasa informa que quem receber cobrança de esgoto sem utilizar o serviço deve procurar a empresa para verificar a situação. Caso seja confirmada a irregularidade na cobrança, a taxa será devolvida e não mais cobrada.
Atrasos em recibos – O consumidor que se sentir lesado com os atrasos no serviço de entrega de recibos de água da Embasa, que é terceirizado, deve recorrer à empresa. “Estamos sempre tentando melhorar o serviço, inclusive multando as empresas que não cumprem corretamente o seu papel”.
Obras inacabadas – A Embasa é conhecida por começar obras na cidade e não terminar no prazo determinado e, quando termina, deixa entulhos, buracos e problemas em geral para a comunidade. O serviço também é terceirizado e José Neidson afirmou que está acompanhando de perto a situação.
“Já rompemos contratos com algumas empresas, para contratar outras. As redes estão enterradas e quando são rompidas, não tem condições de retornar com a qualidade original. Mas, estamos tentando melhorar o serviço, buscando a prefeitura para fazer um encontro de contas e sanar alguns pontos onde a Embasa trabalhou”.
Ligações clandestinas – A Embasa afirma que tem muito prejuízo com ligações clandestinas e que isso também é repassado para a população.
“Quando tem clandestino não conseguimos ampliar o sistema, causando prejuízo para toda a população”.
Qualidade da água – Com o aumento do consumo de água mineral diminuiu a confiança de boa parte da população na água fornecida pela Embasa.
“Isso também é um trabalho de Marketing feito pelas empresas de água mineral. A Embasa tem a 4ª tarifa de água mais barata da Bahia e um custo benefício maior. A nossa água é analisada de hora em hora. Na ponta de rede fazemos coleta e levamos para a Vigilância Sanitária e ao Ministério Público, na conta de água mostramos a qualidade da água distribuída. Portanto, é uma água confiável”.
Ele acrescentou que é importante a limpeza dos reservatórios de seis em seis meses para evitar contaminação.
“Eu bebo água da Embasa e nunca tive problemas. Agora tem gente que não limpa os reservatórios e prejudica a qualidade da água consumida, colocando a culpa na empresa”.