Desabastecimento

Embasa esclarece sobre falta de água em bairros de Feira de Santana e região

Segundo a empresa informou ao Acorda Cidade, nos últimos dias, a situação foi agravada por vazamentos na rede de distribuição.

moradores reclamam de falta de água no conjunto Viveiros (1)
Ilustrativa | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A produção do Acorda Cidade tem recebido diversas reclamações sobre a falta de água em vários bairros e distritos de Feira de Santana, assim como em municípios da região. Segundo a moradora da localidade de Casa Nova, Valdemira Pereira Lima, nas festas de fim de ano, os moradores passaram grande dificuldade por conta da falta de água.

Paulo Henrique que mora próximo ao Alecrim Miúdo também confirmou que já são 15 dias sem água. Apesar disso, os recibos têm chegado normalmente.

O Acorda Cidade também recebeu reclamações de moradores da Praça do Cruzeiro, na localidade de Pé de Serra; distrito de Ipuaçu e do município de Coração de Maria.

Muitos relataram que estão precisando comprar água em carro pipa, pois o que está sendo oferecido como solução pela Embasa, não tem sido suficiente para todos os moradores.

Em resposta, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que, com as altas temperaturas e o aumento do consumo, o abastecimento tem apresentado problemas em áreas como Maria Quitéria, Tiquaruçu e Matinha, além de cidades como Santanópolis, Santa Bárbara e Tanquinho.

Segundo a empresa informou ao Acorda Cidade, nos últimos dias, a situação foi agravada por vazamentos na rede de distribuição, ocorridos nos dias 26 e 29 de dezembro, e pelo aumento da população nessas áreas durante as festas de fim de ano. A Embasa realizou os reparos nos mesmos dias em que os vazamentos foram identificados e mantém equipes monitorando o fornecimento para garantir a normalização.

Em relação à localidade de Morrinhos, no distrito de Jaguara, a previsão é de que o abastecimento seja normalizado amanhã (4). Já em algumas localidades de Anguera, o serviço está sendo normalizado gradativamente.

Para minimizar os impactos, a Embasa disse ainda que tem disponibilizado abastecimento alternativo por meio de carros-pipa em locais com maior período de intermitência. Além disso, casos de desabastecimento podem ser comunicados à empresa por meio do telefone 0800 0555 195 ou pelo WhatsApp (71) 99717-0999.

A empresa também destacou que está concluindo as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, incluindo melhorias na captação em Pedra do Cavalo e na Estação de Tratamento de Água em Conceição da Feira. Quando finalizado, no segundo semestre de 2025, o sistema terá sua capacidade aumentada em 50%, passando de 1.500 para 2.250 litros de água tratada por segundo.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários