Gabriel Gonçalves
Com o período chuvoso, a visibilidade no trânsito se torna menor, seja pelo vidro embaçado ou pela forte chuva que esconde os riscos existentes na via. São por esses e outros motivos que infelizmente acontecem acidentes com menores impactos, e casos mais graves.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o chefe do setor de engenharia da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Salviano Chaves, informou que é necessário redobrar a atenção nesse período, para que qualquer tipo de situação seja evitada.
"Nós sabemos que quando chove, é necessário redobrar a atenção quando estamos dirigindo um veículo. Às vezes, as pessoas podem dar algum vacilo, vindo a acontecer algum acidente. Então é muito importante que haja essa preocupação com você mesmo que está dirigindo e pelo próximo, pois a falta do cuidado pode levar a acidentes graves. Nesse período de chuva, se for possível adiar a saída ou até mesmo prorrogar o horário para não enfrentar esse risco, já é uma ótima alternativa", afirmou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
De acordo com Salviano Chaves, a falta da sinalização em determinado trecho, pode ser um fator importante pelo motivo de determinado acidente.
"Nossa cidade de Feira de Santana é muito grande e nós chegamos a atender cerca de quatro ou cinco solicitações por dia com relação a sinalização, seja de quebra-molas, semáforos, tanto a sinalização vertical, como a sinalização horizontal. Hoje mesmo, nós temos 25 autorizações para que sejam feitas as ordens de serviços aqui na cidade, mas infelizmente por conta da chuva ainda não iniciamos esses trabalhos. Não há possibilidade de pintar os quebra-molas e faixas de pedestres com o período chuvoso, porque realmente será um dinheiro jogado no lixo, então estamos esperando melhorar para que a gente possa sinalizar estes pontos", informou ao Acorda Cidade.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Com relação a faixa de pedestres da Rua Monsenhor Mário Pessoa, no prolongamento da Avenida Presidente Dutra, próximo ao Feiraguay, Salviano Chaves explicou que existe um projeto para ser implantado no local.
"Nós já estamos elaborando um projeto, inclusive fizemos até uma faixa de pedestres no fundo da Igreja, de frente com o Feiraguay, mas realmente o pessoal tem o costume de atravessar ali próximo a sinaleira. Temos esse projeto em desenvolvimento e quando encerrar as obras do Projeto Novo Centro, iremos fazer uma intervenção naquele local", destacou.
Em casos de acidentes, o que deve ser feito?
Segundo o chefe do setor de engenharia da SMT, caso não tenha vítimas, os condutores poderão realizar a ocorrência de forma online. Tendo vítimas, é necessário que tenha a presença de um preposto da SMT.
"Esse condutor pode estar realizando a ocorrência de forma online, caso seja preciso acionar a justiça também, e lá no portal terá o registro com todo protocolo. Caso esse acidente tenha vítima, é necessário entrar em contato com a nossa central através do 3623-3580, para que uma viatura possa ser deslocada", informou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade