Na manhã desta quinta-feira (18), mais uma unidade escolar foi entregue em Feira de Santana. A Escola Municipal Profª Helena Assis Suzarte, na Rocinha, junta-se as outras 60 unidades construídas e reconstruídas na cidade. Até o próximo mês, mais 10 devem ser inauguradas em diversos bairros.
Durante a solenidade, o prefeito Colbert Martins também anunciou uma Parceria Público Privada (PPP), com o governo federal, que deve implementar 30 novas creches no município.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Em entrevista coletiva, o prefeito deu detalhes sobre a proposta do governo federal.
“A PPP foi uma proposta do governo federal. Nós já topamos, já fizemos o projeto e vamos assinar essa PPP que vai começar acontecer a partir do próximo ano, porque a criança precisa desse investimento e nós vamos fazê-lo. Como a oportunidade dessa PPP só aconteceu agora nós estamos trabalhando e eu trabalharei até o último dia do meu mandato”, disse.
Segundo o prefeito, na escola Helena Assis, foram gastos cerca de dois milhões de reais na reconstrução da unidade, inaugurada em 1982 pelo seu pai, o ex-prefeito Colbert Martins da Silva.
“O certo é que nós estamos dando um salto. Meu pai inaugurou esta escola há mais de trinta anos. Me deu a oportunidade de poder ampliar um pouco mais o que ele fez”.
O novo espaço tem seis salas de aula climatizadas, brinquedoteca, sala de recursos, instalações sanitárias completas, cozinha, despensa, área de serviço e área administrativa.
Cerca de 36 novos computadores também foram entregues. Os equipamentos devem permanecer na escola para o uso pedagógico dos alunos e professores para fortalecer o aprendizado.
Violência nas Escolas
Colbert pontuou algumas ocorrências que tem acontecido nas escolas municipais, como crianças levando computadores para casa e até drogas sendo comercializadas dentro do ambiente escolar, como aconteceu no dia 8 de julho, em que um adolescente foi conduzido à delegacia por vender os entorpecentes.
“A família devolveu, mas essas coisas estão acontecendo com permanência. Eu fiz um apelo aqui também para que as mães tomem muito cuidado com suas crianças. Semana passada uma pessoa deixou um pacote de drogas numa escola do Tomba, no município, semana passada tivemos um problema em Jaíba onde duas facções duelaram com crianças da escola através do WhatsApp, através do Instagram, isso está acontecendo muito, portanto é importante que as mães tenham esse cuidado com as crianças em suas casas”, declarou.
Colbert ainda disse que a Câmara Municipal precisa aprovar recursos para a compra de novos ônibus elétricos.
Escola Municipal Profª Helena Assis Suzarte
A nova estrutura da Helena Assis vai ampliar a capacidade de atendimento para 230 estudantes, da Educação Infantil, do grupo 3 ao 5. Ao Acorda Cidade a gestora da educação municipal falou sobre o empenho do governo municipal com as reformas das unidades escolares.
“Foi totalmente construída. Não aproveitamos nada, porque o propósito do projeto arquitetônico não dá para aproveitar os ambientes, eram paredes de adobe que tinham ainda algumas precariedades que não podíamos assumir. Então é uma nova construção. A escola existia, estava funcionando agora num prédio alugado. Mas o prédio é totalmente novo”, declarou Anaci Paim ao Acorda Cidade.
A escola também dispõe de um sistema de vigilância interno que deve auxiliar na segurança da comunidade escolar.
A secretária confirmou que até o próximo mês mais 10 escolas devem ser entregues nos bairros Mangabeira, Parque Getúlio Vagas, Tomba, Olhos D’água, no distrito de Maria Quitéria, Jaguara e na Matinha.
“Temos, por exemplo, a João Marinho Falcão, uma escola grande, inclusive, é uma unidade usada para o processo eleitoral e deve ficar pronta agora no início de agosto. Nós temos a Ester da Silva Santana, na Mangabeira, que já está mudando, já vamos inaugurar na próxima semana. A Nilton Bela Vieira fica aqui no bairro e já está pronta, a mudança já começou. Temos ainda lá no Tomba a Laura Ribeiro Lopes, a Faustino Lima que são duas escolas que estão em fase bem adiantada e devemos também entregar na primeira quinzena de agosto. Temos nos distritos, a Colbert Martins em Jaguara que está bem adiantada, entrega deve ser entre 15 e 20 de agosto. E temos algumas outras menores que já estão funcionando e não inauguramos, como a Sônia Ramos em Jaíba, a Maria Ester em Humildes, contemplando assim o conjunto das escolas que ainda faltam inaugurar que são dez”.
Participaram da solenidade, estudantes, professores, pais, gestores e autoridades municipais.
Confira mais imagens da escola:
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Adolescente que vendia drogas dentro de escola é conduzido à delegacia
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram