Mesmo com agendamento

Em dia de vacinação contra a covid-19, idosos se aglomeram em Unidade Básica de Saúde

Ainda segundo a coordenadora de imunização, a situação foi controlada, mas destacou que muitos idosos antecipam o horário da chegada na unidade, precisando ficar aguardando o momento do atendimento, gerando aglomerações.

Gabriel Gonçalves

Na manhã desta quinta-feira (11), muitas pessoas, principalmente idodos, se aglomeraram na Unidade Básica de Saúde Caseb I, localizada no bairro Caseb, para receber a vacina contra o coronavírus (covid-19). De acordo com os familiares dos idosos que já estavam agendados para receber a vacinação, o horário não foi seguido e havia poucos profissionais na unidade para realizar o processo.

Acompanhando a mãe de 86 anos, Eliana Alves da Silva informou à reportagem do Acorda Cidade que chegou na unidade por volta de 9h35, mas até às 11h ainda não tinham sido atendidas.

"Chegamos aqui por volta de 9h35 e até agora não chamaram minha mãe. Está tendo muita desorganização, muito idoso aqui ainda esperando também e o agendamento foi feito desde segunda-feira para que ela tomasse a vacina às 10h, mas já são 11h20 e ainda ninguém chamou, fora o deslocamento, tivemos que descer lá na pista na João Durval por conta do engarrafamento que está aí na porta", disse.
 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A enfermeira Roseane Costa estava acompanhando o pai João Moreira, de 86 anos. Também agendado para ser vacinado às 10h, pai e filha aguardavam o atendimento com os outros idosos.

"Foi agendado na terça-feira (9) para ele ser vacinado hoje às 10h, chegamos aqui por volta de 9h20 e ainda não fomos atendidos. Está tendo muita aglomeração, desorganização, não sei se é por conta da própria unidade ou a secretaria que não disponibilizou profissionais suficientes para dar assistências. Não tivemos nenhum retorno, só pediu para aguardar e ele está aí agoniado com fome, querendo retornar para casa", destacou Joseane.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Caroline Ribeiro, 80 idosos foram agendados para serem vacinados nesta quinta, porém por conta da estrutura da unidade e outros serviços disponibilizados, houve a aglomeração entre as pessoas que aguardavam para serem atendidas.
 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Estamos no momento de vacinação dos idosos respeitando a recomendação do Ministério da Saúde, da Sesab e realizamos um pré-agendamento para que esses idosos venham fazer a vacinação, justamente com o objetivo de evitar aglomerações. Aqui no Caseb I, é uma Unidade Básica de Saúde com uma estrutura pequena e para hoje, agendamos 80 idosos para serem vacinados, mas eles não se dirigem sozinhos, são acompanhados dos familiares e que por sua vez, não é apenas um acompanhante, vem dois, três dentro do carro e dessa forma acumula muita gente dentro da unidade. Iniciamos a vacinação às 8h e 67 idosos já foram imunizados, isso significa que estamos com uma agilidade, temos uma equipe preparada para atender o público, mas outro fator determinante para essa aglomeração é que nesta unidade, existem atendimentos de rotina, atendimentos clínicos também agendados e a vacinação não pode cancelar, nem isentar a unidade de fazer esses atendimentos", explicou a coordenadora.

Ainda segundo Ana Caroline, a situação foi controlada, mas destacou que muitos idosos antecipam o horário da chegada na unidade, precisando ficar aguardando o momento do atendimento, gerando aglomerações.

"As pessoas antecipam o horário de chegada aqui na unidade e, por exemplo, a vacina está agenda para 9h, mas os familiares com esse idoso chega aqui às 8h ou está marcado para 10h e chegam às 9h, o que atrapalha a dinâmica do serviço, porque o processo de vacinação não é simples como muitos pensam, precisamos alimentar o sistema, verificar cartão de vacina, fazer todos esses procedimentos e isso requer tempo, por isso fazemos um apelo a sociedade que quando for agendado, venha para à unidade apenas no horário que foi agendado e que especifiquem no momento de agendamento se este idoso tem dificuldades de locomoção, hoje mesmo tivemos que priorizar os idosos que estavam dentro do carro e não foram avisados pela família. A Secretaria de Saúde possui uma estrutura e organização de atender esses idosos em domicílio, então deixamos claro para aqueles familiares com idosos com dificuldades de locomoção, que sinalizem previamente e que possamos organizar essa vacinação a domicílio", finalizou.
 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários