Laiane Cruz
A procura pela instalação de kits de gás natural veicular (GNV) em veículos de quatro rodas tem crescido em Feira de Santana e já é possível observar em postos de combustíveis filas maiores de carros adaptados com o kit.
A gerente de uma oficina da cidade, Queila Silva, informou, em entrevista ao Acorda Cidade, que com o aumento do preço dos demais combustíveis, aumentou a demanda das lojas de GNV. Segundo ela, a loja em que trabalha antes instalava de dois a três cilindros de gás por dia. Atualmente o número de pedidos diários subiu para cerca de seis.
“Qualquer carro pode instalar o GNV. Pela economia, vale muito a pena, que é de 50 a 60% e não danifica o veículo”, afirmou Queila Silva.
Segundo ela, além do investimento para instalar um kit, é preciso legalizar a mudança junto aos órgãos fiscalizadores. “Se for legalizar, ele precisa de uma autorização do Departamento de Trânsito (Detran) e fazer as vistorias do Inmetro e Detran. Em um dia o cliente consegue resolver essa situação”, informou.
O gerente operacional de um posto de combustíveis, Ronaldo Dias, confirmou que a procura pelo GNV nos últimos meses aumentou, não só pela economia na hora de rodar, mas também devido ao preço que é vendido nos postos. “O GNV para quem roda acima de 100 Km diariamente vale a pena, principalmente quem usa o carro para trabalhar”.
Conforme o gerente, o motorista enche um cilindro de 15 metros cúbicos, por exemplo, com R$ 45, o GNV custando R$ 2,99. Com esse valor, ele diz que é possível ir a Salvador e voltar a depender do desempenho do veículo. “A economia é grande, e a maioria dos carros que utilizam é para trabalhar com transporte, pois compensa”.
Cuidados ao abastecer
O gerente Ronaldo Dias falou ainda sobre alguns cuidados que se deve ter ao parar para abastecer em um posto com GNV.
“As pessoas têm que descer do veículo, por uma medida de segurança. A gente pede que as pessoas abram a mala para a gente verificar o cilindro e saiam do veículo. Além disso, cuidados como desligar as chaves, faróis e som do carro. As pessoas não devem ficar no fundo do veículo, porque se acontecer alguma coisa, normalmente as explosões são onde está o cilindro. Manter uma distância regulamentar, não usar o celular na área de abastecimento, são essas as normas de segurança”, explicou.
Aumento do preço
Apesar da promessa de uma grande economia para os veículos, há motoristas, porém, que acreditam que o GNV já compensou mais. O taxista José Brandão de Oliveira, que atua há 43 anos na profissão, disse que faz uso do GNV desde 1999. De acordo com ele, anteriormente o gasto mensal com GNV era mais tranquilo, porque o combustível era mais barato, mas hoje em dia com o GNV custando R$ 2,99 o gasto está quase igual para quem abastece com o etanol.
“Quando você compra um carro e coloca o GNV, gasta de R$ 3.500 a R$ 4 mil e para regulamentar gasta na faixa de R$ 600. Anualmente, temos que pagar R$ 270 para fazer a vistoria. O GNV quem já tem não é ruim. Agora, equiparando com o álcool, são 2 Km de economia, se pegar menos engarrafamento chega a 3 Km. O GNV tem um bom desempenho para quem viaja, porque faz cerca de 15 Km com um metro de GNV. O problema está no investimento”, afirmou o taxista.
Mitos sobre o GNV
Também em entrevista ao Acorda Cidade, o técnico instalador de kits gás Matheus Mascarenhas Dantas buscou desfazer alguns mitos a respeito da instalação de kits gás nos automóveis. Segundo ele, algumas pessoas ainda acreditam que a mudança de combustível pode danificar o veículo, o que não é verdade.
“Com a tecnologia mais avançada, isso foi mudando. O que o gás exige mais é a troca de cabo e vela, a cada 30 ou 40 mil quilômetros rodados, e filtro de ar a cada troca de óleo. Fora isso, o proprietário vai fazer a manutenção habitual do veículo. Geralmente o gás faz dois quilômetros a mais do que faria com um litro de gasolina. Tem aí cerca de 50 a 60% de economia. Outra recomendação é que o carro a GNV deve utilizar sempre álcool porque tem uma aceitabilidade melhor”, esclareceu.
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.