Até sexta-feira (21), duas crianças em situação de vulnerabilidade e negligência foram acolhidas pelas equipes do Plantão Social, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), e do Conselho Tutelar. A operação atua no combate à violação de direitos da criança e do adolescente durante a Micareta de Feira.
Pulseiras de identificação dos pequenos estão sendo distribuídas. Ainda na sexta-feira, os profissionais saíram pelo circuito Maneca Ferreira orientando famílias com crianças, abordando casos de trabalho infantil e divulgando os espaços sociais implementados pela Prefeitura de Feira. No total, 23 famílias foram orientadas.
Durante a abordagem social, as equipes encontraram com Manuela Xavier, autônoma, que está curtindo a folia com a filha e a sobrinha, de 5 e 9 anos. As crianças foram identificadas com a pulseirinha, que contém dados pessoais do responsável.
“Eu achei muito bom porque pode acontecer uma situação que a criança se perde, acontece algo. Também fomos instruídos sobre os espaços de acolhimento, isso nos dá muito mais segurança”, afirmou Manuela.
A iniciativa faz parte das ações integradas promovidas pelo Governo Municipal para garantir a assistência e os direitos das crianças e adolescentes durante a Micareta, como o Espaço Kids – destinado para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e o ônibus do Plantão Social.
A conselheira tutelar, Andreia Maiara Ferreira, frisou que é preciso certificar que este público seja acolhido da forma correta pelos órgãos responsáveis em casos de violência ou violação de direitos.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram