Neste dia 27 de agosto, o arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, celebra 84 anos de vida. Para marcar o momento, uma missa concelebrada foi realizada com padres e diáconos na Catedral de Senhora Sant’Ana.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Parceiro do Acorda Cidade há bastante tempo com uma coluna, Dom Itamar falou ao Portal sobre o momento especial, agradecendo a Deus, a seus pais por lhe darem a vida e toda a comunidade feirense pelos 29 anos de serviço e amor dedicados em Feira de Santana.
“Hoje é um dia de eterna gratidão, recordar o pai, recordar a mãe, recordar a todos aqueles que cuidaram da gente e que nesta arquidiocese também recebi outros pais, outras mães que tanto me apoiaram e tanto estão apoiando. A todos minha eterna gratidão”.
Dom Itamar Vian é natural de Roca Sales, no Rio Grande do Sul. Há 49 anos ele vive no estado baiano. Já atuou na arquidiocese de Barra por 11 anos; em Feira de Santana foi bispo de 1995 até 2002, depois foi nomeado arcebispo de 2002 até 2015, passando o bastão para Dom Zanoni Demettino. Ele falou sobre o ofício de servir a Deus para o bem das pessoas.
“Jesus quando aparecia aos discípulos, aos apóstolos dizia sempre: a paz esteja com vocês. Este foi o meu grande desejo como padre. Tenho 56 anos de padre. 40 anos de bispo. O grande desejo foi semear a paz nas famílias, nas comunidades e entre todas as denominações religiosas. Por isso que o meu lema de bispo é: ‘somos todos irmãos’. Aqui em Feira de Santana existem mais de 100 denominações religiosas diferentes. E nunca houve nenhum conflito comigo e por isso eu agradeço essa maneira de como é possível conviver com grupos políticos diferentes com quem nunca tive qualquer desentendimento e também nenhuma denominação religiosa. Eu tento por isso através a minha missão, no meu testemunho, desculpe falar de mim, mas provar a todos que é possível viver a comunhão, a fraternidade e a paz que foi o grande desejo de Jesus, a paz esteja sempre com vocês”, declarou.
Na função de arcebispo emérito, Dom Itamar não para. Continua trabalhando levando as palavras de amor e esperança do evangelho. Ele também falou em entrevista sobre essa nova etapa da sua trajetória.
“Eu não posso negar, continuo trabalhando porque o nosso arcebispo Dom Zanoni tem muitas ocupações fora da arquidiocese, ele tem ocupações na CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], o arcebispo tem muitos compromissos, por exemplo, no órgão central da igreja católica na América Latina e pede para que eu assuma certas tarefas que seriam específicas dele, por exemplo, fazer Crismas, presidir festas de padroeiros e a partir dessa situação, o meu trabalho continua sendo praticamente igual de antes porque é muito difícil ter, por exemplo, uma noite livre, passar um domingo sem celebrar duas ou três missas, isto também faz com que eu me sinta ou continue me sentindo útil, servindo à igreja, servindo a arquidiocese, servindo ao povo de Feira de Santana”, disse.
Dom Itamar ainda relembrou dos aprendizados com Dom Silvério, arcebispo que veio antes dele. Foram 18 anos de parceria, compromisso e dedicação que ele segue ao lado de Dom Zanoni.
“Silvério foi bispo emérito de Feira de Santana durante 18 anos e sempre foi a minha mão direita e nunca houve qualquer rivalidade ou ciúmes e o mesmo está acontecendo agora com o nosso arcebispo atual Dom Zanoni. Trabalhamos juntos, as formas de trabalhar são um pouco diferentes, o que é natural, mas procuramos servir ao povo de Deus”.
Participaram da missa, autoridades públicas, políticos e muitos fiéis que foram prestigiar o momento de Dom Itamar. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, também esteve presente e falou ao Acorda Cidade. Ele agradeceu em nome dele e de toda à cidade pelos anos dedicados ao povo de Feira.
“Dom Itamar é uma figura extremamente importante para todos aqui em Feira, é um irmão e eu agradeço muito em meu nome, em nome da minha família, muito obrigado ao senhor, muito obrigado a Deus. E em nome de Feira de Santana, nós todos te agradecemos muito pela sua vida, pelo seu trabalho e desejar que o senhor tenha muita saúde, muita força, muita vitalidade. Dom Itamar, parabéns”.
Colbert lembrou a participação de Dom Itamar não apenas nos assuntos religiosos, mas também educacionais na cidade. Ele foi um dos criadores do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, a Flifs, que, coincidentemente, abre a sua 17ª edição nesta terça-feira (27).
“Dom Itamar tem uma iniciativa do ponto de vista educacional muito forte. É o Seminário Santana Mestre, a Faculdade Católica, além do Mosteiro. Dom Itamar é uma figura que permanentemente escreve, lê e produz muito do ponto de vista da formação de pessoas. Portanto, ele trouxe para a Feira de Santana algo extremamente importante, que foi uma dosagem muito mais forte de espiritualismo”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram