Dois animais foram atropelados na Avenida Noide Cerqueira, em Feira de Santana, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (29). Eles foram encontrados agonizando por pessoas que faziam cooper na avenida e por condutores que passavam pelo local. Um dos animais não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro sofreu uma fratura exposta. Não há informações sobre os veículos envolvidos no acidente. Um pneu de carro foi encontrado no local.
O veterinário Lindomar Marton, que estava fazendo caminhada na avenida, lamentou a situação e informou que o animal que ficou ferido, uma égua, deverá ser submetido a eutanásia (sacrificado), devido a gravidade da fratura. Segundo ele, o outro animal é uma mula.
“Lamentável que tem sempre animal pastando aqui no canteiro da Avenida Noide Cerqueira. É uma das avenidas mais movimentadas de Feira de Santana. É uma irresponsabilidade. Acho que deve ter um novo método, eu acho que a administração pública deveria ter uma nova ferramenta, que hoje já existe, para a identificação do animal, e do proprietário, para evitar que essas coisas aconteçam”, disse o veterinário ao Acorda Cidade.
A reportagem solicitou a presença da Secretaria de Serviços Públicos para enviar uma equipe ao local e realizar a remoção.
Animais soltos nas vias de Feira de Santana são denunciados diariamente por quem passa não só pela Noide Cerqueira, como também por outras avenidas movimentadas como Ayrton Senna e Fraga Maia. A presença deles representam um risco constante de acidentes, principalmente à noite devido a baixa visibilidade.
Além do risco para as pessoas, os próprios animais sofrem com atropelamentos e ferimentos como o que ocorreu hoje.
A fiscalização e medidas preventivas por parte da prefeitura de Feira de Santana precisam ser reforçadas, como a apreensão dos animais e identificação dos donos, para evitar reincidências e garantir a segurança no trânsito.
A empresa Sustentare fez a remoção dos animais.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.