O Dispensário Santana, instituição que acolhe e promove ações sociais para idosos, crianças e adolescentes em Feira de Santana, comemorou nesta segunda-feira (29), 40 anos de fundação.
A data foi celebrada com um bando anunciador pela manhã e à noite uma missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni de Castro. Em entrevista ao Acorda Cidade, o religioso destacou o serviço aos pobres e a dedicação da coordenadora, Irmã Rosa Aparecida.
“Esta instituição vai além dos 40 anos, iniciada no espaço católico da Paróquia de Sant’Ana e o serviço aos pobres, acolhido e desenvolvido sobretudo sob a missão e a dedicação da Irmã Rosa. Este espaço de serviço às pessoas manifesta o compromisso, a fé e a consagração da igreja e das irmãs sacramentinas aos pobres, principalmente desta cidade. O desenvolvimento humano e a libertação integral do ser humano é a vocação da igreja. Jesus disse ‘Vim para que todos tenham vida e vida em plenitude”, declarou.
A Irmã Rosa agradeceu às irmãs sacramentinas que iniciaram o projeto no início do século XX, há 120 anos, em Feira de Santana, e falou um pouco sobre o extenso trabalho realizado pelo dispensário.
“Vieram da França de navio em 1903, pararam em Salvador e chegaram a Feira de Santana, foram muito bem recepcionadas, até fogos teve para recebê-las, porque foi um fato importante, as irmãs francesas virem para tomar conta do nosso acervo de Nossa Senhora de Lourdes. Já o Dispensário Santana é um complexo integrado de evangelização, esse anúncio que fazemos de Jesus, de educação, porque trabalhamos com crianças da creche até o terceiro ano do ensino médio, é também um trabalho de promoção humana social, trabalhamos com as pessoas idosas e assistência às pessoas pobres. Temos apoio, mas nem sempre esse apoio é suficiente. Temos despesas fixas, mas a receita é oscilante. Temos apoio do poder público, graças a Deus não temos do que reclamar, e temos o apoio da sociedade”, informou a religiosa, que trabalhou dez anos como educadora no Colégio Padre Ovídio, antes da fundação do dispensário.
O prefeito Colbert Martins Filho também esteve na missa. Ele ressaltou a importância do trabalho das irmãs sacramentinas em favor dos órfãos e a atuação do dispensário no município.
“É uma força muito grande tantas mulheres, como dona Elizabeth, a frente a irmã Rosa também, e as irmãs sacramentinas que chegaram aqui há tanto tempo, e hoje comemoramos 40 anos do Dispensário Santana, ajudando tanta gente a comer, a viver melhor, além de ter uma força espiritual muito grande”, disse.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Irmã Rosa: o exercício da cidadania feirense com fé e solidariedade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram