Feira de Santana

Diretor técnico operacional do Aeroporto de Feira de Santana mostra preocupação com taxa de ocupação dos voos

Segundo o diretor, caso não haja adesão de clientes, as empresas aéreas podem cancelar as operações na cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O diretor técnico operacional do Aeroporto de Feira de Santana, Rodrigo Siebra, esteve na manhã de terça-feira (8) no Programa Acorda Cidade para fazer um balanço dos voos comerciais que são realizados na cidade.

No último dia 4 de agosto, completaram-se 30 dias que teve início a conexão Feira de Santana – Salvador, mas segundo o diretor, as taxas ainda são baixas para o que era esperado.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“As operações ocorreram dentro do previsto, tivemos aí neste primeiro mês de operação cerca de nove voos regulares, chegando e partindo de Feira de Santana para Salvador, tivemos uma intercorrência durante este período que foi um voo cancelado, mas foi em decorrência de motivos técnicos operacionais da empresa, não foi em decorrência do tempo, como pontuaram aqui na cidade. A taxa de ocupação infelizmente ainda não está a contento, ainda não chegou no patamar que uma empresa aérea necessita para a manutenção de suas operações, estamos aí com a média de apenas 17% de ocupação, sendo que já tivemos voos com 50%, que já é uma taxa razoável, porém as operações precisam ser mais fomentadas”, declarou.

Diretor Técnico Operacional
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

De acordo com o diretor técnico, o primeiro passo para que este quadro possa se reverter, é que a sociedade possa abraçar e dar credibilidade ao Aeroporto de Feira de Santana.

“A sociedade de Feira de Santana precisa dar credibilidade, precisamos fomentar estas operações para que sejam mantidas. Existem investimentos por parte do governo do estado, como a questão de subsídio, publicidades, mas a sociedade também precisa fazer o seu papel. Podem surgir comentários sobre dizer que Salvador é tão perto, que não precisa pegar um avião aqui, pra ir para lá, mas eu sempre gosto de reforçar, não é apenas uma ligação para Salvador, estamos diante de um modal aéreo. Quando o passageiro chega em Salvador, ele tem acesso para o Brasil inteiro, e até para o mundo, já que se trata de um aeroporto internacional. Feira de Santana é a 34ª cidade mais populosa do Brasil, a frente de oito capitais dos estados do Brasil, a cidade de Feira de Santana tem um grande potencial e não pode se contentar com um único voo”, afirmou o diretor ao Acorda Cidade.

Feira de Santana X Recife

Segundo Rodrigo Siebra, existe a possibilidade do voo que é realizado aos sábados para a capital pernambucana, ser cancelado.

Aeroporto de Feira_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Os voos para Recife continuam de forma normal, e desde o início de suas operações, que a empresa vem operando com cinco frequências semanais. Aconteceram alguns períodos de baixa, que a empresa aérea precisou tirar uma dessas operações semanais, mas durante os próximos meses, estas operações já estão garantidas com cinco operações, porém conforme já foi divulgado por outros meios, houve uma solicitação da Azul para reduzir uma destas frequências, que é aos sábados. A aviação é regulamentada pela Anac, então existe um período de solicitação de voos, e que se divide em dois semestres, ocorre no final de outubro até o mês de março, e depois mês de março, até início de outubro, são consideradas como duas temporadas e cada temporada dessa, a empresa aérea tem que solicitar com antecedência os voos, para que sejam garantidos tanto a infraestrutura nos aeroportos, quanto no ar”, explicou.

Mesmo com esta redução já solicitada, existe também a probabilidade disso não acontecer.

“A empresa Azul dentro dessa programação já se programou para esta próxima temporada, porém ainda existe um tempo para que possamos reverter esta situação, estamos agora no mês de agosto, e a próxima temporada só começa no final de outubro, início de novembro. Até lá, tudo pode se reverter, e isso é o que pode acontecer com os voos de Salvador. Se a companhia aérea tirou este voo aos sábados, é porque ela vem acompanhando, está observando que aos sábados, aquela taxa de ocupação tem reduzido. Então se não está sendo viável, a empresa pega esta aeronave, oferta para outro aeroporto que esteja dando um retorno mais rentável. Comparado com os voos para Salvador, nós estamos com uma ocupação boa para Recife, temos aí cerca de 70% da capacidade, é uma taxa considerada, muito boa pela empresa, mas existem períodos que não está acontecendo isso, conforme a empresa se programou”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
56 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários