Falecido há um ano, precisamente em 6 de março de 2023, o ex-diretor do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), José Carlos Pitangueira, foi homenageado hoje (21), in memorian, pela Câmara de Feira de Santana, recebendo a Comenda Maria Quitéria. O autor do Projeto de Decreto Legislativo concedendo a honraria foi o vereador Sílvio Dias (PT). Um dos três filhos do gestor hospitalar, Carlos André Pitangueira, recebeu a medalha em nome do pai. A sessão especial, realizada no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, onde a Câmara está funcionando enquanto acontece uma reforma em seus dois prédios, foi bastante concorrida, com a presença de grande número da diretora do Clériston, Cristina França, de dezenas de servidores da unidade de saúde e várias autoridades. No mesmo evento, a Casa da Cidadania realizou uma homenagem pelos 40 anos do HGCA.
Mais longevo diretor que passou pelo Clériston, em sua história de quatro décadas, o odontólogo – formado pela Universidade Federal da Bahia em 1970 –, que em vida tornou-se Cidadão Feirense, por reconhecimento da Câmara, “marcou época”, disse Sílvio Dias: “sua trajetória, com tamanha dedicação ao povo de Feira, justifica plenamente esta nova homenagem”. O vereador registrou que, logo após aprovada a concessão da Comenda Maria Quitéria, Pitangueira adoeceu, motivo pelo qual não houve possibilidade de ser agendada a entrega da medalha.
Foram 44 anos dedicados por Pitangueira à área de saúde na Bahia, período em que passou por várias outras unidades, a exemplo do Hospital Geral do Estado, Hospital Ana Nery e Hospital Roberto Santos, todos de grande porte. Nascido em 15 de julho de 1947, no bairro da Ribeira, em Salvador, foi também vereador pela capital.
Uma das autoridades presentes, representando, na sessão solene, o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, deputado licenciado Ângelo Almeida, elogiou a iniciativa do vereador Sílvio Dias e a aprovação da Câmara, para uma segunda homenagem legislativa a Pitangueira: “Fomos colegas de profissão, já que também sou odontólogo, e tive a honra de contar com sua amizade. É inesquecível, sua passagem pelo Clériston Andrade”.
André Pitangueira disse que toda a família está feliz com a homenagem: “Depois que meu pai partiu percebemos o grande número de amigos que ele fez. Em algum momento doutor Pitangueira passou pela vida dessas pessoas. Só ouvimos falar bem dele”. Aspecto importante da personalidade do pai, ele disse, é que “não destratava ninguém e não fazia distinções entre o mais humilde servidor e o médico”. Agradeceu ao vereador Sílvio Dias e à Câmara pela homenagem.
Informações da Câmara Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram