Diretor do Procon diz que aumento em contas da Embasa pode ter relação com lucro

Segundo o Diretor do Procon, Kelton Arapiraca, o aumento abusivo de valores nas contas de água pode ter relação com alcance de metas e lucros da empresa.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), tem sido o principal alvo de queixas prestadas por consumidores ao Procon de Feira de Santana. Além da Embasa, que deve mais de mais de R$ 1 milhão de reais em multas emitidas pelo Procon de Feira,  serviços de cartão de créditos, lojas de eletrodomésticos e móveis, supermercados e operadoras de telefonia fixa e móvel estão entre os que mais trazem insatisfações a clientes.

Durante entrevista ao Programa Acorda Cidade o diretor do Procon, que já foi advogado da Embasa, Kelton Arapiraca, foi questionado sobre as tentativas de alcance de metas da Embasa por meio de cobranças altas a consumidores.   Kelton Arapiraca,  respondeu que o questionamento feito tem procedência e explicou que a empresa tem realmente “metas a cumprir e faturamento, o  que vem trazendo os aumentos recuperados não só nas contas e pelo consumo , mas até pela própria necessidade da empresa em aumentar seus lucros”.

A professora Marta Feitosa, moradora do conjunto Feira X, recebeu um conta de água de sua casa de veraneio na praia de Cabuça, no valor de RS 2,606. Segundo ela, o valor mensal da conta é de R$ 11,00. A professora resolver procurar  o Procon depois de ter ido a Embasa de Saubara para fazer um reclamação sobre a conta pois a empresa sugeriu, segundo ela, o parcelamento do valor. “Eu vou procurar o Procon porque não posso pagar  uma conta de consumo que não tive”, disse.

O diretor alerta as pessoas a prestarem mais atenção nos direitos que possuem. Há por exemplo, pessoas que pagam taxa de esgoto sem ter a ligação específica. Caso se sinta lesado numa situação como essa, Kelton  orienta o consumidor a procurar um unidade do Procon para que o órgão entre em contato com a empresa  que deverá ressarcir, em dobro após requerimento, o valor cobrado se for constatado a cobrança indevida da taxa. Para fazer denúncias, reclamações e dar sugestões ao Procon, o consumidor pode entrar em contato por telefone, através do número (75) 3063 3700.

Queixas

 Segundo  diretor,  são prestadas uma média de duas mil queixas por mês no órgão de Feira, que e é considerado um dos Procons mais atuantes do estado.  Há uma média de 60 a 80% de solução de problemas realizados sem a intervenção de abertura de processos administrativos. A entrevista foi concedida ao repórter Ed Santos, do  programa Acorda Cidade.

A nossa reportagem tentou entrar em contato com a Embasa para prestar esclarecimentos sobre as declarações feitas, mas não conseguimos. Nesta segunda-feira (05) será retomada a tentativa de contato.

Andréa Trindade
 

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