Feira de Santana

Dia de São Francisco de Assis: Igreja dos Capuchinhos promove bênção dos animais em homenagem ao santo padroeiro

Segundo o frei Liomar, é na perspectiva de cuidado com a natureza, que os animais também são acolhidos pelo santo.

Bênção dos animais
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (4), é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, data que homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana e padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.

A Igreja Santo Antônio dos Frades Capuchinhos em Feira de Santana, promoveu na manhã de hoje, uma bênção dos animais, em homenagem ao santo.

Bênção dos animais
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o pároco da igreja, frei Liomar Pereira, recordou quem foi o santo padroeiro.

“Este é o momento muito significativo, pois celebramos hoje, a solenidade festiva do nosso São Francisco de Assis, ele que recebeu o título pelo Papa João Paulo II em 1981 como patrono da natureza, justamente porque a espiritualidade franciscana ensinada por São Francisco, esta grande herança, ela é fincada na espiritualidade da encarnação e da cruz, ou seja, é uma espiritualidade totalmente voltada e encarnada, é um Deus que se encarna e é um Deus portanto, que se faz presente em tudo e em todos. São Francisco traz esta espiritualidade olhando para a natureza como parte integrante, ele sente parte da natureza e estabelece uma conexão em dizer que tudo que existe, é irmão e irmã para dizer assim, nós fazemos parte desta natureza, ele nos ensina este amor, este cuidado pela casa, que é o planeta Terra”, destacou.

Segundo o frei Liomar, é nesta perspectiva de cuidado com a natureza, que os animais também são acolhidos pelo santo.

Bênção dos animais
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós estamos ultimamente tendo esta onda de calor e a gente se recorda de São Francisco, pois ele pede: ‘vamos cuidar da nossa natureza, vamos ter uma atenção maior pela natureza, não vamos explorar a ponto de fazer com que ela se degrade e venha nos atingir’, então um grande teólogo que já nos dizia: ‘Deus perdoa sempre, o homem perdoa de vez em quando, mas a natureza não perdoa nunca’, então vamos cuidar daquilo que é o nosso grande bem, o nosso patrimônio que Deus nos oferece, e hoje os animais também fazem parte da natureza e São Francisco nos ensina o cuidado com os animais. Hoje a igreja nos convida nesta bênção dos animais, a repensarmos o cuidado e o zelo pelos animais, pela natureza e por cada um de nós”, concluiu.

Pela primeira vez, Iasmim Ribeiro levou o seu cãozinho para ser abençoado. Ao Acorda Cidade, ela informou que cada vez mais, os animais estão ganhando espaço nos corações dos seres humanos.

Bênção dos animais
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje eu trouxe o Scooby, ele que já tem 10 anos e veio receber esta bênção. Os animais estão tomando cada vez mais, um lugar importante em nossos corações. Hoje é o Dia de São Francisco de Assis, e por que não trazê-los para receber esta bênção tão importante? Por isso que o trouxe”, afirmou.

Bênção dos animais
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Bênção dos animais
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Matheus

Santa ignorância

SÓ PRA CONTRARIAR

IGNORANCIA, SUA CARA! OS ANIMAIS SÃO MAIS SERES HUMANOS DO QUE VOCÊ ,E MUITAS OUTRAS PESSOAS POR AI.