Nesta quinta-feira (12), é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, feriado em todo o país.
Foi nesta mesma data, que no ano de 1717, que três pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba. Eles tinham sido encarregados de trazer peixes para o banquete, que se realizaria no dia seguinte, na cidade de Guaratinguetá.
Após várias tentativas, um dos pescadores ao puxar a rede, identificou um objeto de madeira, que parecia fazer parte de uma estátua da Virgem Maria, mas estava sem a parte da cabeça. Após lançarem mais uma vez as redes no mar, os pescadores conseguiram encontrar outro objeto de madeira que completava a parte da estátua, mas as redes continuavam vazias.
A expressão de fé e milagre, aconteceu quando os três pescadores voltaram a lançar as redes no mar, e para a surpresa de todos, as redes retornaram para os barcos, cheias de peixes.
A reportagem do Acorda Cidade conversou com o padre Lucivan Pereira Pinto, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no conjunto Feira IX, em Feira de Santana.
Segundo ele, Nossa Senhora possui vários títulos, e um deles, é o de Aparecida.
“Nossa Senhora Aparecida é a mãe de Jesus, Nossa Senhora tem vários títulos, várias invocações, e estas invocações são sempre a partir das necessidades do povo, é a forma que Deus achou de colocar uma maternidade ao nosso dispor. Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil, foi a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ela que foi achada no rio pelos pescadores, e a partir deste achado desta imagem, criou-se no Brasil, uma devoção ainda maior. Aqui, nós estamos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, única paróquia dedicada à Nossa Senhora da Conceição Aparecida em toda a Arquidiocese de Feira de Santana”, explicou.
O Dia das Crianças, também celebrado neste dia 12 de outubro, é fruto do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.
De imediato, a data não ganhou popularidade entre os brasileiros e só teve projeção, quando empresários da indústria de brinquedos lançaram uma campanha publicitária, promovendo a Semana da Criança para aumentar as vendas.
Mas segundo o padre Lucivan, Maria também é mãe, e acolhe a todos debaixo do seu manto sagrado.
“A celebração do Dia das Crianças é uma celebração civil, mas juntou as duas celebrações. Maria é mãe, e como mãe, ela quer proteger também as nossas crianças, como mãe ela colocar todos debaixo do seu manto sagrado, então o Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, recorda também este afeto de ser mãe, dos cuidados com todas as crianças, com todos os seres vivos”, completou.
Ainda nesta quinta-feira (12), será celebrada uma missa festiva às 16h na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no conjunto Feira IX, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Itamar Vian.
Na sequência, uma procissão será realizada pelas principais ruas do conjunto e um show, encerrará a programação festiva.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram