Nesta quarta-feira (4), é celebrado o Dia da Natureza, uma data dedicada a conscientizar a sociedade a refletir sobre métodos sustentáveis de utilizar o meio ambiente, sem danificá-lo.
A natureza é entendida como tudo que existe no planeta Terra e que não é produzido pelo ser humano, ao exemplo da terra, água, árvores, animais e etc.
O ambientalista João Dias chamou a atenção para o grande número de riachos destruídos no município de Feira de Santana. Ações causadas pelo próprio homem.
“Hoje é o Dia Nacional da Natureza, onde no Brasil, é um dia para que o homem possa refletir suas ações antrópicas contra o meio ambiente, o que é que nós fazemos para proteger os animais? para proteger as árvores? para proteger as águas? Em Feira de Santana destruímos mais de 60 lagoas, mais de 100 nascentes e fontes, destruímos todos os riachos importantes, o Riacho Cypriano Barbosa que sai do bairro da Queimadinha e vem até o Jacuípe, o Riacho das Panelas que joga no Jacuípe, o Riacho do Fato, da Chácara São Cosme que joga no Jacuípe, o Riacho da Espuma do Feira X, que joga no Jacuípe, o Riacho do Campo do Gado Novo que joga no Jacuípe, são vários riachos que hoje foram transformados em canais de esgotos, sendo jogados no rio e que fornecem nossa própria água”, afirmou.
Segundo o ambientalista, é necessário que a população possa refletir sobre a destruição da natureza.
“Eu gostaria de chamar a atenção da sociedade, nós precisamos parar de sujar a cidade, precisamos parar de fazer a ligação clandestina de esgoto e precisamos cuidar da água para que todos nós possamos viver. Eu espero que a partir deste dia, as autoridades de Feira de Santana e também a população, os que nasceram aqui e os que vieram morar aqui, possam refletir pois recebemos de Deus e de Santana dos Olhos D’Água, mas a cada dia que passa, estamos destruindo. Um exemplo triste destes dias, é a Lagoa de Berreca que secou”, lamentou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram