Ney Silva
Nesta sexta-feira, 24 de maio, comemora-se o Dia da Infantaria, a mais antiga das armas do Exército Brasileiro. A data é uma homenagem ao brigadeiro Sampaio, que era cearense e morreu em combate na guerra entre Brasil e Paraguai. Uma solenidade no quartel do 35º Batalhão de Infantaria com a presença de várias autoridades e principalmente parentes e amigos de soldados comemorou a data em Feira de Santana.
O comandante do 35º BI, coronel Janilson Teixeira, informou que a homenagem ao brigadeiro Antônio Sampaio foi um reconhecimento pelo seu exemplo de bravura, dedicação e coragem. Janilson Teixeira disse ainda que a infantaria é a arma base do Exército e tem a capacidade de conquistar o terreno.
"É a arma que esta apta para combater em qualquer ambiente operacional, seja ele de montanha, selva ou caatinga", destacou.
O prefeito Colbert Martins Filho participou da solenidade e destacou a importância do Exército Brasileiro.
"Hoje não é um dia típico militar. Você está vendo aqui familiares, avós e pessoas que aqui estão pra contribuir com esse momento", afirmou.
Depois de três meses de incorporados os soldados passaram por instruções e na solenidade receberam a boina.
A dona de casa Gilvanice Sousa Santos estava muito feliz e falou da oportunidade de ver o filho Jeferson Sousa Santos numa unidade militar do Exercito. "Eu quero que meu filho siga em frente porque aqui é um bom caminho. Era um sonho dele e meu", afirmou.
A solenidade pelo Dia da Infantaria teve a participação de empresários, militares da reserva, oficiais da Polícia Militar que representaram do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), e do tenente-coronel Carlos Alberto, comandante do Corpo de Bombeiros entre outras autoridades.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade