Feira de Santana

Dia da Consciência Negra: comissão pretende pedir fechamento do Boulevard Shopping no feriado  

O decreto reconhecendo o Dia da Consciência Negra como feriado nacional foi sancionado pelo presidente Lula (PT) no final do ano passado.

Boulevard Shopping - Divulgação
Foto: Divulgação

Lourdes Santana, coordenadora de entidades ligadas ao movimento negro em Feira de Santana, criticou a possibilidade do Shopping Boulevard funcionar no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Neste ano, a data será comemorada pela primeira vez como um feriado nacional.

Uma comissão, com representantes do movimento negro, membros da sociedade civil, políticos e sindicalistas, foi montada para tratar do assunto, segundo a coordenadora. Ela afirma que a questão está pacificada em todos os segmentos do comércio em Feira de Santana, exceto o Boulevard.

Lourdes Santana
Lourdes Santana | Foto: Paulo José / Acorda Cidade

“O shopping boulevard diz que tem uma resolução que dá direito a eles abrirem todos os feriados normalmente. Eu acho que é um desacato à sociedade, à Câmara Municipal e ao prefeito de Feira de Santana”, declarou Lourdes.

A ativista do movimento negro declarou que a comissão pretende se reunir com representantes do shopping Boulevard no próximo dia 6 para tentar resolver o impasse. Para Lourdes, a resolução que o shopping apresenta não deve ter efeito.

“Nós estamos indo para cima. O shopping já teve problema com o movimento negro lá atrás. Vamos estar lá dentro olhando quais são as lojas abertas, notificando e mandamos para o ministério. Existe uma lei federal e está acima de qualquer resolução. Uma resolução não é uma lei, não é um decreto”.

O decreto reconhecendo o Dia da Consciência Negra como feriado nacional foi sancionado pelo presidente Lula (PT) no final do ano passado. Segundo a Câmara dos Deputados, até então apenas seis estados reconheciam a data: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

“É resultado de uma luta muito grande do movimento negro organizado do Brasil. Desde 2011 o presidente Lula na época tinha decretado o feriado, só que alguns prefeitos e governadores não acataram. Quando foi agora a associação do movimento negro fizeram novamente várias reuniões e o presidente decretou o feriado nacional”, finalizou a coordenadora.

O Acorda Cidade entrou em contato com a assessoria do Boulevard Shopping e aguarda um retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários