Feira de Santana

Devoto há 45 anos, José "Dida" leva Santo Antônio em sua caminhonete há quase três décadas de carreatas

Além de Dida contar sua história de fé, em entrevista ao Acorda Cidade, o Frei Liomar também destacou curiosidades envolvendo Santo Antônio.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

José Adimilson Pereira, também conhecido como Dida, é um comerciante de 71 anos que se tornou devoto de Santo Antônio há 45 anos. Sua devoção ao santo se fortaleceu ao ouvir relatos de pessoas que fizeram promessas a Santo Antônio e foram atendidas. Desde então, Dida tem feito suas próprias promessas e recebido muitas graças ao longo dos anos.

Foto: Arquivo Pessoal

Há quase 28 anos, Dida participa da carreata de Santo Antônio, levando o santo em seu carro durante uma procissão. Ele começou a participar desse papel importante após trabalhar na festa de Santo Antônio.

“Eu trabalhava na festa de Santo Antônio e um amigo meu, que também trabalhava na festa, notou que eu tinha vontade de fazer esse trabalho, ele falou com os padres e os padres ficaram satisfeitos e alegres e até hoje eu faço isso. É muita responsabilidade, mas também muita gratidão”, disse.

Dida revelou que a preparação para a carreata começa dias antes do evento. Uma base é colocada em cima de sua caminhonete, e ele a leva para a igreja onde o santo será preparado. “Passa um dia quase todo fazendo a arrumação do Santo Antônio”, contou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao falar sobre a festa deste ano, Dida expressou seu desejo de estar presente novamente, se Deus e Santo Antônio assim permitirem. Ele aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem motivadora aos fiéis: “Que vocês não percam a fé e venham sempre à festa e façam seus pedidos. Com certeza, Santo Antônio vai ouvir a todos vocês”.

Devoção dos pães e outras histórias do santo

Em entrevista ao Acorda Cidade, o Frei Liomar contou sobre algumas curiosidades envolvendo Santo Antônio. Segundo ele, o dia 13 de junho é a data do falecimento do santo, que morreu na Itália.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“São duas histórias de Santo Antônio que me chamam muito a atenção. A primeira é sobre a devoção do pão das terças-feiras, que se distribui nas igrejas franciscanas, e aqui na Paróquia de Santo Antônio nós temos a tradição de darmos o pão dos pobres. Essa tradição nasceu exatamente de Santo Antônio, que nos conventos sempre dava pães aos pobres, e o guardião via que estavam sumindo pães da dispensa e desconfiava de Santo Antônio, que fazia caridade. Ele então segue Santo Antônio, que sai com um cesto de pães. O guardião questiona o que ele está levando, e quando Santo Antônio tira a toalha, aquele cesto então está cheio de flores, para dizer que desde cedo ele foi um santo milagroso”, contou.

Outra história de Santo Antônio é que os hereges combatiam e criticavam a igreja por conta da eucaristia. “Certa feita um herege fez uma disputa com Santo Antônio dizendo que iria deixar o seu burrinho três dias com fome, e Santo Antônio disse que mesmo assim, ele iria reverenciar a Jesus Cristo, e assim foi feita a disputa. E a praça ficou cheia, tanto de católicos quanto de hereges para ver se de fato, a fala do santo se concretizaria. O burrinho ficou três dias com fome, e Santo Antônio faz uma oração diante do animal, enquanto o dono colocava um tacho de comida, mas o burrinho presta atenção à fala de Santo Antônio e se prostra a Jesus Cristo no ostensório”, disse.

Santo Casamenteiro? Para o frei, a ideia de que Santo Antônio é casamenteiro é um mito

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Quando digo que é mito é porque não quero que ele seja reconhecido como casamenteiro, mas sim de fato pelo que ele é: um santo. Agora, quando você recorre a um santo, se tiver merecimento e fé suficiente, o santo intercede, auxiliar e apresenta aquele pedido junto a Deus, mas a gente sabe que ele em si não tem o poder de realizar. Quem realiza todos os milagres em nossas vidas é nosso Senhor Jesus Cristo.”

Conforme o Frei Liomar, a Paróquia tem Santo Antônio como seu padroeiro desde quando os frades chegaram a Feira de Santana há mais de 70 anos. “A importância de Santo Antônio para nossa paróquia é marcante, porque como ele é o padroeiro, nós temos o dever e compromisso diante de Deus e da nossa comunidade de celebramos bem essa memória.”

Frei Liomar destacou que a história e vida do santo convida a todos para também participarem deste chamado à santidade.

“Todos nós somos chamados a sermos santos, que é o propósito da santidade, da fé, a nossa salvação. A escritura sagrada diz: ‘Sede santos, como Eu Sou Santo’, então esse é o desejo de Deus que todos os homens e mulheres seja salvos, e a nossa salvação e felicidade eterna passa por essa escuta da palavra de Deus, passa pela vivência dos mandamentos, a participação da Santa Missa, e toda uma conduta de compromisso com a Palavra. Quando então olhamos a iconografia de Santo Antônio vemos que ele é Santo então também posso ser. A santidade passa a ser uma realidade aqui e agora na nossa existência. Somos chamados hoje à santidade.”

Festa dos Romeiros

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Festa dos Romeiros, em homenagem ao santo milagreiro será celebrada no próximo domingo (11), na Paróquia Santo Antônio, localizada na Avenida Presidente Dutra, no bairro Capuchinhos, em Feira de Santana. De acordo com o Frei Liomar, o tema do evento este ano é ‘Santo Antônio nos guia a Cristo’, que está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, sobre a fome.

A programação, segundo ele, começa às 7h com a confissão dos romeiros, depois haverá a carreata às 10h, e a Missa dos Romeiros será às 11h.

“O Festival dos Romeiros começará às 14h, que a primeira atração é Valério Ribeiro; às 15h30, será Romero de Deus; às 16h30, a procissão dos romeirinhos com as crianças, e às 17h, teremos o show com os Cantores de Deus, além do lançamento de um livro, espaço dos romeirinhos, espaço da saúde, com vacinação, o espaço vocacional, e por fim o espaço do Alô Romeiro”, informou Frei Liomar.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários