Feira de Santana

Detran-BA promove mutirão para pessoas com deficiência em Feira de Santana nesta quinta e sexta

O mutirão será realizado na 3ª Ciretran e não tem pagamento de taxas.

junta médica detran-ba
Foto: Detran-Ba/Arquivo

Nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6, Feira de Santana vai receber um mutirão para Pessoas com Deficiência (PcD) tirarem ou renovarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O mutirão será realizado na 3ª Ciretran e não tem pagamento de taxas.

Max Passos Cruz, diretor de habilitação do Detran-BA, em entrevista ao programa Acorda Cidade, informou que o mutirão ofertará serviço médico para o PcD, onde ele vai passar pelo exame para saber a adaptação que precisa. A pessoa com deficiência também vai poder fazer o exame prático, já com um carro adaptado da autoescola.

Para participar, a pessoa precisa levar documento de identidade, CPF, Renach e o encaminhamento médico. O diretor do Detran informou que cerca de 150 pessoas já estão inscritas para participar, mas que o mutirão irá atender a todos que forem até o local e estejam dentro dos critérios.

max passos diretor do detran-ba
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade | Max Passos Cruz

“A pessoa precisa estar na fase de fazer o exame. Tem que ter passado pela clínica médica indicada pelo Detran. O médico tem que ter encaminhado ele para a junta médica. São dois dias e duas etapas, primeiro a pessoa se submete ao exame para ver qual deficiência que tem e quais adaptações no carro, e depois ela faz o exame prático para mostrar que ela está capacitada a dirigir. Se precisar vamos estender para mais um dia”, afirmou.

O diretor do Detran-BA destacou que esse é um serviço importante de inclusão, já que todas as pessoas têm direito de fazer o exame para ter a habilitação, e disse que é preciso facilitar o acesso do cidadão ao serviço público. Ele explicou que existe uma junta médica do Detran, em Salvador, e que durante o ano as pessoas precisam se deslocar até a capital para passar por essa avaliação.

“Com esse mutirão a gente aproxima o Detran da população, viajamos a Bahia com os médicos, com todo o aparato do Detran para fazer esses exames onde o cidadão mora, para que ele não precise se deslocar”, disse, acrescentando que existe uma determinação do governador Jerônimo Rodrigues, onde serão implantados consultórios regionais em algumas cidades baianas.

“Abrimos credenciamento na Bahia toda para médicos e nesses locais vamos abrir o consultório de forma definitiva. Primeiro vai ser em Vitória da Conquista, depois em Teixeira de Freitas, depois Feira de Santana e Cruz das Almas”, afirmou.

joelton vieira - coordenador da 3 Ciretran
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade | Joelton Vieira

O coordenador da 3ª Ciretran, Joelton Vieira, informou que o local já está pronto para atender as pessoas com deficiência de Feira de Santana e também de todas as regiões atendidas pela Circunscrição. “Já nos preparamos, recebemos a determinação de deixar tudo pronto para receber cerca de 150 pessoas e está tudo pronto”, informou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários