Neste sábado, dia 7 de setembro, Feira de Santana celebrou o Dia da Independência do Brasil com um desfile cívico que contou com cerca de 890 militares de diferentes forças.
Integrantes do exército, corpo de bombeiros, agentes da guarda-municipal, policiais militares, civis e penais se juntaram a 1.400 crianças no percurso na Avenida Presidente Dutra.
Diferente do ano passado, o sol esteve presente em todo o desfile, o que contribuiu para a presença de um grande público animado com a celebração.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o Tenente Coronel Guedes, comandante do 35º Batalhão de Infantaria do Exército (35 BI), revelou que a celebração é fruto de um trabalho em equipe.
Órgãos de segurança pública e integrantes das secretarias de educação do estado e do município trabalharam em conjunto na organização do evento, que este ano contou com o apoio voluntário de quatro entidades da sociedade civil.
A passagem do exército é um dos momentos mais aguardados. Um grupo de veteranos abriu o desfile da independência. A guarda-bandeira trouxe para a avenida o pavilhão nacional e o estandarte histórico. Um grupamento feminino homenageou os feitos de Maria Quitéria.
“O 35 BI veio desfilando, trajando o seu uniforme verde oliva. Equipado com material pronto que permite a gente cumprir nossas missões constitucionais, sejam elas de defesa da pátria ou de garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Salvaguardando os interesses nacionais, bem como o desenvolvimento nacional e o bem-estar”, disse o tenente-coronel Guedes.
O desfile contou com 54 veículos oficiais. O 2º Batalhão de Bombeiros Militares levou para avenida as viaturas auto-rápido, viatura do SAT, Setor de Atividades Técnicas, que realiza vistorias e fiscalizações, viatura de busca e resgate e as viaturas ATB (Autobomba-tank), com reservatórios com capacidades de 4 mil e 12 mil litros.
“O objetivo ao demostrar o nosso efetivo circulando com as viaturas é fazer com que a sociedade perceba e tenha a certeza, que nós estamos prontos para servir quando as ocorrências acontecerem. Essas viaturas estão à disposição nos nossos plantões 24 horas. Para o efetivo na sede, que fica no bairro do Tomba, em Feira de Santana, e nos municípios de Cachoeira e Serrinha.” disse o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, tenente-coronel Adriano Bertolino.
Veículos da Polícia Militar (PM) também foram utilizados no desfile. O comandante do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), Antônio Lopes, destacou que a corporação tem um forte entusiasmo em participar do evento que marca a independência do Brasil. Ele destacou que nesta edição a celebração tem um significado diferente pois, a corporação completa 200 anos em 2025.
“O entusiasmo é porque é a nossa história, é o nosso povo e isso representa a nossa libertação. Fazemos parte da sociedade. Ela [PM] faz parte da luta desse povo sofredor. A população pode esperar uma polícia firme no combate ao crime. Um instituição que acolhe a sua sociedade, pois é fruto dela”, disse o comandante Antônio Lopes.
Diversos políticos e autoridades acompanharam o hasteamento das bandeiras e o Hino Nacional, que juntamente com as Armas Nacionais e o Selo Nacional compõem os símbolos da nação. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, afirmou que o 7 de Setembro deve ser comemorado do ponto de vista físico, pessoal e social.
O prefeito, que está no último ano do mandato, afirmou que na próxima edição estará presente. “Eu frequento [o desfile de] 7 de Setembro desde criança. Minha presença sempre foi uma presença escolar, desfilei tantas vezes, e hoje, na condição de prefeito, eu quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui”.
O mestre de cerimônia, Itajaí Pedra Branca, é o locutor oficial dos desfiles de 7 de Setembro em Feira de Santana há 20 anos. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele contou que apresenta a celebração desde a gestão do ex-prefeito João Durval.
“Nós recebemos a programação de cada entidade e divulgamos. Eu vou registrando a presença de cada autoridade. Só tenho a agradecer ao público que compareceu. Muita gente veio prestigiar e o sol prevaleceu para este dia maravilhoso”, finalizou Itajaí.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram