Após quase 3 anos sem realização por causa da pandemia da Covid-19, o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, está confirmado para acontecer este ano em Feira de Santana, na Avenida Presidente Dutra.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Jairo Carneiro Filho, os preparativos para o evento já começaram, em parceria com o Exército.
“As reuniões já estão ocorrendo no 35º BI e com isso nós estamos através dessas reuniões fazendo o alinhamento com o exército e todos os setores envolvidos. Portanto, vamos ter o desfile no dia 7 de setembro, que ocorrerá na manhã de quarta-feira, que é um feriado, onde o Exército também está fazendo todo o alinhamento e logística organizacional com as escolas no nosso município, com diversos setores da sociedade civil que desfilam, a Guarda Municipal, SMT [Superintendência Municipal de Trânsito], Secretaria de Saúde, enfim, é todo um trabalho onde serão envolvidos diversos órgãos do município”, informou Jairo Filho.
Segundo o secretário, o evento deverá seguir alguns protocolos de segurança e irá contar com o desfile de escolas, forças armadas, grupos motorizados, dentre outros, no mesmo formato do que ocorreu nos desfiles anteriores.
“Vamos seguir todo um protocolo, que é seguido em todo o Brasil, e o Exército Brasileiro fica à frente desses protocolos, como também da questão logística organizacional e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, assim como todos os órgãos e secretarias da prefeitura de Feira de Santana, com essa questão estrutural, em parceria ao Exército. Então vamos ter as escolas, toda essa parte com relação ao desfile no que tange às forças armadas, como também vamos ter as escolas municipais, estaduais, os grupos motorizados, no mesmo formato como tivemos antes da pandemia”, afirmou.
O secretário ressaltou ainda que há um custo da prefeitura com a organização do evento, porém não revelou o valor.
“Existe um investimento, temos por exemplo os gradis que são colocados na Avenida durante todo o seu percurso, nas duas laterais, temos o palanque onde ocorre parte da cerimônia, temos o corpo de servidores envolvidos, e isso também é recurso que está sendo colocado. Em termos de valores não tenho como estar lhe passando neste momento, e também porque podem haver mudanças. Temos aí quase três anos em plena pandemia e é um momento importante o 7 de setembro. É a data da Independência e precisamos fazer com que jovens, crianças, adultos, idosos, cada vez mais possam ter esse sentimento de pátria, que é muito importante para que possamos manter nossos valores culturais”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram