Feira de Santana

Desfile cívico alegra avenida e conta história dos 179 anos de Feira de Santana

Muitas pessoas foram assistir ao desfile e prestigiar o aniversário da cidade. Entidades, como o Exército, a Polícia Militar, e escolas municipais da cidade participaram do desfile.

 

Daniela Cardoso
 
Nesta terça (18) é comemorado 179 anos de emancipação política de Feira de Santana. Para comemorar a data, 21 agremiações participaram do desfile cívico na avenida Getúlio Vargas. Entidades, como o Exército, a Polícia Militar, e escolas municipais da cidade, encheram a avenida de alegria para contar um pouco da história destes 179 anos de Feira de Santana.
 
O secretário de Educação do município, José Raimundo, ressaltou a beleza e a importância da festa. Ele informou que o objetivo do desfile é mostrar a parte cultural da cidade revivendo a velha micareta, os blocos, os escravos, o vaqueiro, além de homenagear Ana Brandão e Domingos Barbosa que foram fundadores de Feira.
 
“Essa é uma homenagem a todos que construíram Feira de Santana. Quem veio às ruas teve a oportunidade de prestigiar esse desfile que comemora 179 anos de emancipação política do nosso município”, destacou o secretário. 
 
Muitas pessoas foram assistir ao desfile e prestigiar o aniversário da cidade. Terezinha Carvalho lembrou que esse é um momento ímpar que a cidade está comemorando.  
 
“Está muito bonito. Eu considero o desfile ainda mais importante, porque está mostrando ao público jovem a importância de conhecer a história da cidade”, ressaltou. 
 
Marilene Carneiro considera que o desfile cívico é um trabalho de resgate da cultura do povo que cria no jovem a expectativa de ser cidadão.
 
“O que eu mais gosto é de ver a empolgação da criança. Eles desfilam e aprendem sobre a história da cidade. Além do ensaio tem o aprendizado. Todas as entidades foram ótimas”, afirmou. 
 
Vera Bastos contou que achou o desfile maravilhoso e que o desfile é importante, para lembrar os 179 anos de emancipação da cidade. Ela ainda disse que o dia 18 de setembro deveria ser feriado em Feira de Santana.
 
“Tem que se rever junto às autoridades essa mudança para que seja feriado, mas isso não impede que essa avenida hoje esteja aqui referendando a data magna do nosso município”, opinou. 
 
O Procurador do Município Carlos Lucena explicou que pelo ordenamento jurídico nacional, os feriados municipais só podem ser fixados em datas religiosas. “Os feriados cívicos não podem ser fixados pelo município”, afirmou. 
 
As informações e fotos são dos repórteres Ney Silva e Paulo José
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários