Crime ambiental

Descarte irregular de entulho prejudica moradores nos bairros de Feira de Santana

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, somente em 2023, mais de 170 mil toneladas de lixo foram coletadas na cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com a lei municipal nº 2.438, jogar entulho nas ruas de Feira de Santana é crime ambiental, sujeito a penalidades. Entretanto, em muitos bairros da cidade, essa legislação vem sendo descumprida pela população. Nos bairros Jardim Cruzeiro e Pedra do Descanso são exemplos de lugares que as pessoas têm que conviver com o descarte irregular de lixo próximo às suas residências. Os moradores cobram mais fiscalização e limpeza por parte das autoridades públicas.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, somente em 2023, mais de 170 mil toneladas de lixo foram coletadas na cidade.

Foto: Encaminhada via WhatsApp

Jardim Cruzeiro

Na Rua Campo Formoso, no Jardim Cruzeiro, Vanessa Borges falou sobre um lixão que vem atrapalhando o cotidiano dos moradores.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Vivemos aqui no meio de um lixão, faz mais de 25 anos que essa rua é desse jeito, já fizemos vários ofícios para prefeitura, já solicitamos a limpeza, solicitamos a pavimentação e a gente nunca teve retorno. Nossa vida aqui é uma briga com carroceiro, com o pessoal que vem de carro, jogar o lixo aqui o tempo todo. Como você pode ver, a gente mora realmente no meio de lixão, descarte de ossos, descarte de lixo, resto de material de construção, móveis, tudo nesse lugar”, relatou a moradora.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No local há um mau cheiro causado pelo descarte do lixo e que, acaba atraindo diversos animais, entre urubus, pombos, ratos, baratas, aranhas entre outros insetos peçonhentos. Segundo Vanessa, o descarte irregular chegava próximo às calçadas e para evitar que o lixo entre nas residências, foi necessário construir uma barricada de pneus.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aproveitei uns pneus e coloquei pra evitar que o pessoal jogue lixo, mas ainda assim a gente vive numa briga com esse pessoal para não fazer o descarte aqui. Eles jogam tanto lixo que vai fechar a rua, daqui uns dias o carro não vai nem conseguir passar, então a gente colocou isso na tentativa de evitar que eles coloquem lixo”, pontuou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda segundo a moradora, há diversas reclamações pelo aplicativo de denúncias da prefeitura, o Fala Feira (156), e investidas direta com os órgãos públicos, mas até o momento, nada foi resolvido.

“Tem várias reclamações na Prefeitura, através do Fala Feira, já procurei vereadores e não tivemos nenhum retorno. Nunca vieram aqui pra ver nossa situação. Estão descartando ossos de boi que está trazendo fedor absurdo e a gente está nessa vida o tempo todo”, acrescentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Pedra do Descanso 

Já na Rua Miguel Farias, no bairro Pedra do Descanso, a situação também não é das melhores. A moradora Eliane Carvalho Rodrigues também buscou a reportagem do Acorda Cidade para denunciar o descarte irregular de entulho. No local, o lixo toma a calçada e a população fica exposta ao risco de acidentes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A via que é transversal com Rua dos Expedicionários passa pelo mesmo problema, diante da falta de respeito por parte da população e de fiscalização dos órgãos responsáveis.

Eliane Carvalho Rodrigues | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Alguém passa pela noite e joga, fazem a limpeza aqui, continuam os entulhos. Também estamos necessitando de redutor de velocidade e que o prefeito dê mais atenção ao nosso bairro, porque está há muitos anos esquecido”, relatou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A moradora reforçou a necessidade de um redutor de velocidade no local para evitar acidentes, pois já presenciou diversas situações na região. Ela falou sobre outros problemas como buracos e a falta de limpeza rotineiramente que traz todos esses problemas para a região.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Tem mais ou menos quatro dias que quase fui atropelada porque são carros um atrás do outro. Vem parecendo que vai voar e, quando a gente fala, eles ainda xingam. Pedimos o redutor de velocidade e a retirada dos entulhos do acostamento A placa já pedi e já chegou, a placa PARE. O movimento aqui é intenso de carros, porque é saída também do bairro Feira X”, declarou.

O que diz a Prefeitura de Feira de Santana

NOTA

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa que diariamente realiza a retirada de entulho e lixo de vias públicas e terrenos na cidade. A SESP também está intensificando a fiscalização, além do trabalho educativo para conscientizar a população quanto ao correto descarte de resíduos.

A Superintendência Municipal de Operações e Manutenção informa que agendará uma visita da equipe de campo à Rua dos Expedicionários para solucionar os problemas da via.

Já a Superintendência Municipal de Trânsito encaminhará uma equipe técnica ao local para avaliar a instalação de um redutor de velocidade na localidade citada.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Mais de 170 mil toneladas de lixo foram coletadas na cidade em 2023, afirma diretor da Sesp 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários