O Departamento de Limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) de Feira de Santana escalou 14 equipes para realizarem a limpeza do lixo acumulado próximo aos locais de votação durante o segundo turno das eleições. A sujeira é composta por materiais plásticos, vidros, mas em sua maioria os santinhos com as fotos dos candidatos.
De acordo com João Marcelo, diretor de Limpeza Pública da Secretaria, o trabalho de retirada do lixo deve durar até a metade desta semana.
“Nós começamos a limpeza no domingo pela manhã, próximo das 10h, e estamos atuando até esse momento. São 14 equipes para atender a sede e os distritos. Iremos fazer essa coleta e acredito que no meio da semana a gente termine o serviço, porque a quantidade de santinhos foi bem menos que a jogada no primeiro turno. A empresa Sustentare, pela experiência que tem na cidade, mapeia alguns metros das escolas e fazem uma varredura daquele local. Por exemplo, próximo ao Gastão, eles pegam da Rua Castro Alves até próximo à Avenida Presidente Dutra, indo em direção à Maria Quitéria, que são os pontos aonde o vento joga santinhos, então é feito esse tipo de varredura. Próximo ao Assis Chateaubriand é feita aquela região um pouco antes onde tem uma praça até o Anel de Contorno. Então tem uma programação que já vem de muito tempo sendo feita aqui na cidade e está dando certo”, explicou o diretor.
João Marcelo enfatizou que a sujeira pós-eleições e o problema com os santinhos ocorre em toda a cidade, porém neste segundo turno foi em menor proporção que no primeiro.
“Nos distritos, na zona rural, as equipes vão fazer esta limpeza e vão recolher aqui para o aterro sanitário. No primeiro turno, foi na cidade toda, e passamos uma semana preocupados em fazer a limpeza. Teve soprador, aspirador e não deu certo. Então teve que usar mesmo a vassoura, o carro de mão e o espeto para furar os santinhos e retirar de dentro dos jardins. No primeiro turno foram aproximadamente 75 toneladas recolhidas nesta ação e acredito que agora seja bem menos. A densidade foi bem menor, pois os candidatos, as equipes parecem ter tomado consciência e resolveram não jogar tantos santinhos no meio da rua. Isso polui a cidade toda e é uma coisa terrível”, pontuou.
Na Getúlio Vargas e na Maria Quitéria os canteiros centrais ficaram tomados um bom tempo por santinhos durante o primeiro turno, observou o diretor de limpeza, assim como nas proximidades do shopping Boulevard.
“Eu fiquei assustado no dia da eleição, mas passando o decorrer da semana foi diminuindo. Levamos aproximadamente 15 dias para resolver a situação no primeiro turno. Neste segundo turno, acredito que em menos de uma semana seja resolvido esse problema”, disse.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram