Bahia

Definida empresa para execução de projetos do Aeroporto de Feira de Santana; licitação de R$ 8,2 milhões

O consórcio escolhido é o Consórcio ATL/Mozart, formado pelas empresas ATL Engenharia LTDA e Mozart Alemão Consultoria LTDA.

aeroporto de feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) definiu nesta terça-feira (8) o consórcio vencedor da licitação para a contratação integrada dos projetos e execução da obra de ampliação da Pista de Pouso e Decolagem (PPD) do Aeroporto de Feira de Santana, João Durval Carneiro (SDIY).

O consórcio escolhido é o Consórcio ATL/Mozart, formado pelas empresas ATL Engenharia LTDA e Mozart Alemão Consultoria LTDA. O valor total da contratação é de R$ 8,2 milhões. Veja o extrato da publicação:

Ainda em março de 2024, o Bahia Notícias publicou detalhes do processo de ampliação do Aeroporto de Feira. Na ocasião, as informações foram confirmadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida.

O contrato abrange a elaboração dos Projetos Básicos, bem como a ampliação da obra de ampliação da pista de pouso do Aeroporto.  Além disso, inclui o remanejamento dos equipamentos de auxílio à navegação, como o balizamento luminoso, a biruta indicadora de vento, a estação meteorológica e o sistema de auxílio visual à aproximação ‘PAPI’ (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).

A decisão deve representar um avanço significativo para a modernização e expansão da infraestrutura aeroportuária de Feira de Santana, um importante centro econômico da Bahia. 

Relembre o caso

O projeto de ampliação do Aeroporto de Feira de Santana foi lento e com mudanças graduais. Ainda em agosto de 2024, o governo da Bahia publicou um decreto para desapropriar mais de 183 mil m² de áreas próximas ao aeroporto, localizadas na Avenida Antônio Sérgio Carneiro.

A Seinfra ficou responsável por conduzir os processos administrativos e judiciais para efetivar as desapropriações e realizar o pagamento das indenizações. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou o decreto que contemplava três áreas distintas a serem desapropriadas, para viabilizar a expansão da pista e a modernização das instalações aeroportuárias.

A ampliação da pista e a atualização dos equipamentos de navegação são considerados cruciais para aumentar a capacidade operacional do aeroporto e garantir maior segurança para as operações aéreas na região.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários