Acorda Cidade
Ferimentos causados por objetos cortantes e perfurantes em lixo doméstico são uma realidade na rotina dos coletores de lixo. Somente este ano, 12 acidentes de trabalho desse tipo foram reportados à Sustentare Saneamento – que presta serviços de limpeza pública à Prefeitura de Feira. Outros 63 ocorreram no ano passado. Por esta razão, uma campanha educativa e de alerta para o descarte seguro desses materiais inicia nesta quarta-feira (24).
Varredores, agentes de limpeza e orientadores ambientais vão ser agentes multiplicadores, indo às casas e condomínios para orientar sobre a forma adequada para o descarte de objetos cortantes. A ação conta com panfletagem e vai ocorrer em diversos pontos da cidade com programação contínua.
Segundo a analista de responsabilidade social e idealizadora da campanha, Ana Paula Cabral, a principal preocupação é reduzir os riscos no ambiente de trabalho desses profissionais.
"Queremos reduzir os riscos, trazendo mais segurança aos nossos colaboradores. São acidentes evitáveis, portanto, contamos com a colaboração da população", pontuou.
Além do machucado, o objeto pode ser contaminante e pôr em risco a saúde do trabalhador. Para evitar os acidentes, eles utilizam luvas, botas e outros equipamentos de proteção individual.
"Pedimos que as pessoas façam o descarte correto dos resíduos sólidos. O objetivo é não trazer perigo à saúde dos garis", explica João Marcelo Gomes, diretor de Limpeza Pública.
Como descartar
Seringas, agulhas, lâminas, pregos e demais objetos pontiagudos devem ser descartados em garrafas pet fechadas ou recipientes rígidos resistentes à perfuração.
Outra orientação é para cacos de vidro, que devem ser embrulhados em papéis ou jornal, se possível com identificação.
As informações são da Secom de Feira de Santana.