A criação de uma comissão permanente de prevenção a assalto a ônibus urbanos foi definida na manhã desta quinta-feira (11), durante reunião na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar de Feira de Santana. O objetivo é inibir a ação dos marginais no transporte coletivo. O encontro foi provocado pelos recentes episódios que levaram à paralisação do sistema na tarde de quarta-feira (10).
O principal papel da comissão, segundo o comandante do 1º BPM, tenente coronel Sérgio Luiz Baqueiro, será avaliar todas as ocorrências envolvendo assaltos ao transporte coletivo. encaminhar sugestões no sentido da ajudar as polícias Civil e Militar a identificar os marginais. A primeira reunião de avaliação já está marcada para a próxima terça-feira, às 10 horas.
Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, paralelamente ao trabalho da comissão, a Prefeitura vai realizar serviços de manutenção nas vias de acesso aos bairros Pedra Ferrada e Asa Branca e identificar os locais com deficiência de iluminação, o que dificultará a ação dos marginais.
A representante do Sincol, Janeide Vitório Sousa, disse que vai solicitar às empresas que forneçam imagens do circuito interno de monitoramento dos ônibus para facilitar o trabalho da Polícia.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Alberto Nery, acredita que as ações definidas na reunião serão muito importantes para reduzir esse tipo de crime. Ele destacou que os motoristas e cobradores estão assustados e muitos se recusam a trabalhar em linhas onde os ônibus são alvo constante dos ladrões.
Com informações do repórter Ney Silva.