Andrea Trindade
No segundo dia de toque de recolher em Feira de Santana houve uma adesão maior da população no que diz respeito à circulação de veículos nas principais vias a partir das 18h. De acordo com o Tenente Yuri Oliveira, chefe de comunicação do Comando de Policiamento Regional leste (CPRL), as ações de fiscalização devem ser intensificadas neste fim de semana.
“Em relação à circulação de veículo, foi menor que a de ontem. Isso pode ser devido à compreensão da sociedade feirense sobre o decreto. Estamos no segundo dia de implementação das ações e ao decorrer do final de semana elas serão intensificadas. Até no primeiro dia também tivemos adesão da população e não tivemos nenhuma medida de descumprimento, o que comprova que a sociedade está levando a sério a questão do combate ao novo coronavírus na nossa cidade”, disse.
Com relação às abordagens, os policiais foram orientados a questionar a cada pessoa que está transitando nos horários de restrições para identificar a causa do deslocamento. Segundo o Tenente Yuri, não houve nenhum caso de condução a delegacia e cada caso está sendo analisado com bom senso.
“Fazemos a identificação pessoal através de documentos com foto, comprovantes de residência para ver para onde elas estão indo, e verificando se as justificativas procedem com o que eles estão buscando neste intento. Neste momento a gente não teve nenhuma medida que chegou ao extremo. Estamos contando com o bom senso de todos. Tanto as instituições que estão à frente nestas ações como a comunidade estão colaborando para que todo o processo seja executado com bom êxito. Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o retorno para suas casas, mas está tendo uma questão de sensibilidade. O que a gente pede é que só saiam das suas casas aquelas pessoas que realmente necessitam, que forem para unidades de saúde ou farmácias”, explicou o tenente em entrevista ao Acorda Cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Sobre saída do trabalho para retornar para as residências, o policial destaca que as pessoas podem fazer o deslocamento com tranquilidade, mas reforça a importância de cumprir as determinações para ficar em casa.
“Retornem aos seus lares de forma tranquila. A Polícia Militar, assim como todos os órgãos envolvidos, está agindo com bom senso e compreensão nesta questão dos retornos para as residências. O que a instituição busca é que haja a menor circulação dessas pessoas a partir das 19, 20h. Sobre as pessoas que se deslocam às 18h está havendo muito bom senso nesta questão”, enfatizou.
Foto:
O Toque de Recolher começou na última quarta-feira (15) e segue até o próximo domingo (19) conforme determinações dos decretos estaduais e municipais.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também:
Para cumprir Toque de Recolher passageiros enfrentam aglomeração no terminal central e nos ônibus
Coronel avalia primeiro dia do Toque de Recolher: 'Ninguém precisou ser conduzido para a delegacia'
Toque de Recolher: vereador Edvaldo Lima protocola ação judicial contra o governador Rui Costa