O Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Estado da Bahia tem realizado treinamentos nos comandos regionais para os assessores de comunicação da instituição. O objetivo é mostrar como funciona o trabalho da polícia na área, além de estreitar os laços com a imprensa e a sociedade.
Na manhã desta quarta-feira (12), policiais que estão participando da Jornada de Comunicação e Mídia Trainer estiveram nos estúdios da Sociedade News FM, para participar do Programa Acorda Cidade e trazer mais essa novidade da corporação para as pessoas.
A capitã PM Silvana Mendes explicou que 35 alunos de várias unidades estão participando da capacitação. Para concretizar o treinamento, a polícia foi até aos agentes da corporação que trabalham na área para colher e trocar informações importantes que podem aprimorar a transmissão da comunicação entre a instituição e a sociedade.
“Essa é a missão da polícia, estar perto das pessoas, trazer transparência de suas ações e a nossa missão aqui é fazer simplesmente que isso aconteça de uma forma mais técnica. É uma forma de alinhar como as Ascom de cada unidade vão desenvolver suas atividades para estar sempre dentro da transparência, da ética e diretrizes que a PMBA prevê para a parte de comunicação”, disse a capitã Silvana.
A capitã destacou que o diálogo do rádio com a Polícia Militar tem sido cada vez mais promissor no sentido de aproximar o trabalho desempenhado pelas forças de segurança com a comunidade.
“A polícia quer falar de suas ações, quer estar perto das pessoas, quer ouvir a comunidade, saber dos seus anseios e colaborar. E a imprensa, o rádio tem um papel muito significativo nesse processo. E essa comunicação amistosa traz resultados bastante significativos. As pessoas tomam conhecimento das nossas ações a partir do que a gente tem a oportunidade de falar, então, quando as rádios, a imprensa de modo geral abre as portas para a polícia, e a gente consegue falar, ajuda bastante no processo de segurança”, contou.
No treinamento realizado é abordado a comunicação organizacional, que traz a apresentação das instituições da PM para outras organizações, jornalismo, assessoria de imprensa, o funcionamento da oratória com a imprensa e a sociedade, através de cursos e oficinas que ensinam a teoria e a prática do fazer comunicação na PM.
O coronel PM Antônio Lopes, comandante do Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L) também participou do programa e falou sobre a importância da atuação de toda a sociedade em prol da Segurança Pública.
“A Segurança Pública é dever de todos. Quando a constituição diz que é do estado, esse estado é a sociedade, os governos municipal, estadual e federal, é a imprensa. Um conjunto, porque a segurança não é somente as polícias, Civil, Militar, Rodoviária Federal, da Guarda Municipal; esse é um engano que ao longo dos anos, décadas se pregou isso. Segurança é emprego, é renda, educação formal e familiar e isso está faltando aos nossos jovens”, declarou o coronel.
O comandante também reforçou que o treinamento permite uma maior aproximação da PM com a imprensa, o que permite aprimorar o trabalho de segurança da sociedade. Na oportunidade, ele também falou sobre os desafios de comandar o CPR-L.
Segundo o coronel, há apenas 34 anos, a corporação incluiu mulheres em determinadas áreas da instituição.
“O grande desafio é acolher bem a população, as pessoas, a comunidade. A Polícia Militar, que vai fazer 200 anos, tinha uma postura no passado e estamos transformando isso, acolhendo bem e respeitando o próximo. Eu gosto de dizer que a função da polícia é como se fosse de um cristão, de acolher bem. A PM é dinâmica, ela evolui com o tempo. Nós queremos chegar aos 200 anos acolhendo melhor, aprendendo a respeitar as diferenças”, declarou.
O capitão PM Adler, faz parte do Esquadrão Asa Branca, localizado em Feira de Santana, no antigo Derba, ligado ao Comando Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Leste) e também participa da Jornada de Comunicação. Ele trabalha como chefe de Assessoria e Recursos Humanos, atendendo a região leste, mas também o recôncavo, a região da Chapada Diamantina e do oeste da Bahia.
“Embora a população conheça mais o Esquadrão de Trânsito, nós também temos o Pelotão de Moto e Patrulhamento, temos o Grupo de Ações Rápidas e Repressivas Avançadas conhecido como moto patrulhamento tático que é o Garra, além disso, temos o nosso Pelotão de Comando e Serviço que toda unidade tem que é o seu corpo administrativo e que faz o operacional funcionar”, explicou o capitão Adler.
A soldado PM Patrícia Leal atua na região de Santo Estêvão também na área de comunicação.
Ela deu detalhes de como está sendo o combate à criminalidade na cidade. A 57ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) é responsável pelo policiamento de seis cidades. Santo Estevão, Rafael Jambeiro, Serra Preta, Ipecaetá, Anguera e Antônio Cardoso.
A 57ª CIPM já está se organizando para atuar durante os festejos juninos nos seis municípios de cobertura, inclusive, com reforço de policiamento.
“No mês de maio houve uma redução de 50% dos índices de CVLIs na nossa região. Não temos tido ocorrências relevantes, nem de homicídios nem tráfico de drogas. O policiamento atua de uma forma bem positiva. A contribuição da sociedade é muito boa. A gente trabalha com o Disque Denúncia. Trabalhamos com ações sociais que visam essa aproximação da PM com a comunidade”, explicou a soldado Patrícia.
Ao longo dos 24 anos trabalhando na PM, 21 destinados à comunicação, a capitã PM Nilmara Do Val também ressaltou durante a entrevista a necessidade de atuação de toda a sociedade pela Segurança Pública.
“Imprensa, Polícia Militar e comunidade, uma tríade que eu considero fundamental. Nossos alunos já estão integrando as assessorias de comunicação e essa visão de profissionalização é cada vez maior, trazendo essa comunicação específica. Porque comunicar é algo muito grande, mas comunicar Segurança Pública é uma especificidade delicada que requer um carinho e um enfoque muito específico”, disse capitã Do Val.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram