Doação de órgãos

Corrida contra o tempo: coração é transportado de Feira de Santana para Salvador em tempo recorde com apoio da PRF

Equipes do Hospital Clériston Andrade e da PRF montaram esquema para transportar coração de forma rápida e segura.

Corrida contra o tempo: coração é transportado de Feira de Santana para Salvador em tempo recorde com apoio da PRF

Na noite da última quarta-feira (4), uma situação incomum demandou uma ação rápida e coordenada entre a equipe do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um paciente com apenas 29 anos, havia sido diagnosticado com morte encefálica, e seus órgãos estavam destinados a salvar vidas.

Enquanto isso, em Salvador, um paciente em estado gravíssimo, aguardava por um transplante de coração, no Hospital Ana Nery. A urgência era iminente, e o tempo se tornou um fator crucial. A janela para que o procedimento fosse realizado com sucesso era estreita, e cada minuto contava.

Com a missão em mãos, a equipe do Hospital Geral Cleriston Andrade entrou em ação. Foi decidido que o coração da doadora seria transplantado para a paciente receptora em Salvador. Mas, dada a distância e o trânsito, era necessário garantir um deslocamento que além de muito rápido deveria ser ainda mais seguro.

Foi então que a PRF recebeu uma solicitação de apoio que estava longe de ser comum: garantir que a ambulância que transportava esse órgão tão precioso tivesse um trajeto livre de obstáculos e atrasos. O objetivo era assegurar que o coração chegasse a tempo e em perfeitas condições para o transplante.

Ao Acorda Cidade, Lívia Marcelino, chefe substituta da Delegacia da PRF de Feira de Santana, informou que a cirurgia para a retirada do coração da doadora foi realizada com eficiência, terminando por volta das 23h58. Imediatamente, o relógio começou a contar. Às 23h58, o órgão vital foi cuidadosamente armazenado e colocado na ambulância de transporte. Era uma corrida contra o tempo que exigia determinação, coordenação e, claro, segurança na estrada.

O comboio formado pela ambulância e pela equipe médica do Hospital Geral Cleriston Andrade partiu em direção a Salvador, e a PRF desempenhou um papel vital nesse momento crítico. Com a escolta da polícia, o trajeto foi otimizado, minimizando qualquer potencial atraso.

Ainda segundo Lívia, a determinação e o esforço conjunto resultaram em um tempo de deslocamento recorde. À 1h da madrugada, o coração chegou ao Hospital Ana Nery, onde a paciente receptora, uma mulher de 53 anos, aguardava esperançosa a chance de uma nova vida.

O esforço conjunto entre profissionais de saúde e forças de segurança foi fundamental. A corrida contra o tempo foi vencida, e a vida da receptora foi salva.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
16 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
VIDA

Não tem helicóptero 🚁, pra tal situação , quando Deus tem plano até andando era de chegar.

JEFFERSON LOBO (JOTA LOBO)

Nada há de mais belo e legítimo do que o homem fazer o bem e como deve ser, nem ciência tão difícil do que saber viver esta vida bem e naturalmente; e, de todas as nossas doenças, a mais terrível é desprezar o próprio ser.
Acredito fielmente na lei do retorno.

Ainda há tempo

Meus pêsames a família enlutada e parabéns a todos os envolvidos, especialmente ao motorista da ambulância que apesar de ganharem pouco, corre contra o tempo para salvar vidas

IBS Silva

Noticia maravilhosa, graças a Deus que deu tudo certo. Que a familia da doadora tenha forças e Deus conforte todos .

Jamile

Nossa que emocionante! Parabéns a todos os envolvidos!

Ivanildo

Parabéns ao motorista da ambulância PRF e todos envolvidos nessa ação milagrosa

Sítio Licuri

Parabéns a todos os envolvidos, que essa ação venha a ser incluída na rotina da PRF e que a via Bahia melhore as condições de tráfego na via pois nesse horário a pista tá livre, eu mesmo já acompanhei , no passado , o transporte de um paciente do hospital da Mulher para o hospital Ana Nery em 55 minutos , saindo daqui às 06:00h.

Feira

Parabéns também ao motorista da ambulância pelo proficionalismo, vocês são guerreiros

PUBLICO

Bom dia! Que combinação perfeita entre todos envolvidos desde a equipe hospitalar, quando da nossa policia Rodoviária pelo perfeito apoio nesse compromisso com a vida de mais um ser humano.
parabens a todos (as).

Marcelao

O povo cria dificuldade sem necessidade…Se teria essa urgência,não seria mais óbvio, pedir ajudar ao Grade ou a própria PF,para enviar uma aeronave? Bem mais rápido!!!

Oliveira

Vc está certíssimo marcelao,hoje em dia as pessoas criam muitas dificuldades sem precisao até pra uma bobagem sempre com a desculpa de “evitar bagunça “,o procedimento seria dessa forma com ajuda polícial no transporte se fosse pra uma autoridade,ou uma celebridade,mas como foi apenas uma cidadã foi dessa forma,que coisa viu?,mas vc está certíssimo.

Joseane Silva

Deus seja louvado! Meus sentimentos a família enlutada. Parabéns aos profissionais envolvidos e vida longa para a paciente que recebeu o órgão.

Rafael Gomes

Com apoio da PRF, fazer 1 hora de deslocamento é tempo recorde?

Linda

Deus abençoe esses guerreiros do bem.

Jeovanio

Agora eu pergunto , porque não usou o helicóptero da polícia militar ou prf ou de outro órgão do estado?

Vinicius Elliot Hammer Santana do Monte

Era justamente isso que estava pensando, enquanto lia a matéria. Será que em Feira de Santana não tem um único helicóptero das forças de segurança, disponível para emergências de extrema agilidade, como essa?