O córrego que atravessa a Avenida Antônio Sérgio Carneiro até o bairro Jardim Brasil, em Feira de Santana, encontra-se em estado de abandono e em péssimas condições. Segundo moradores da região, o descaso com esse curso d’água está causando muitos transtornos que afetam o cotidiano de quem está próximo àquele local.
O córrego recebe água de bairros adjacentes, como das redondezas do Santo Antônio dos Prazeres. Segundo contou ao Acorda Cidade o morador Jackson Souza, o mau cheiro que sai do valão incomoda principalmente durante o período da madrugada, já que à noite o ar costuma ficar mais frio e denso, dificultando a dispersão dos odores, o que facilita a concentração dos gases próximos ao solo.
Ao Acorda Cidade, Jackson pontuou que a situação encontra-se assim há mais de 30 anos conforme relataram seus avós. Por estar obstruído, alguns moradores já tiveram de abandonar suas casas, pois a água do córrego invade as residências. Além disso, Jackson relatou que essa água atinge também empreendimentos industriais, trazendo inúmeros prejuízos àquela empresa.
Conforme moradores, o local não está obstruído devido ao descarte irregular de lixo, que não acontece ali, mas sim por conta do acúmulo de terra e alta vegetação à margem do córrego. Esse cenário favorece um local propício ao aparecimento de animais peçonhentos, como serpentes e escorpiões, além de baratas e roedores.
O que é um córrego?
Um córrego é um fluxo contínuo de água geralmente de pequeno porte, profundidade e largura, podendo ser temporário ou permanente. Ele recebe água da chuva, de nascentes ou de outros cursos d’água e deságua em um outro curso hídrico, como um rio, lago ou mar.
Se estiver obstruído, o fluxo não seguirá de forma contínua, podendo causar problemas ambientais e até mesmo de saúde pública caso esteja poluído ou sem a manutenção adequada.
A produção do Acorda Cidade vai entrar em contato com a Secretária de Limpeza Pública e com a Superintendência de Manutenção e Obras e aguarda o retorno.
Reportagem escrita pela estagiária de jornalismo Beatriz Rosado, sob supervisão da jornalista Iasmim Santos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram