Rachel Pinto
Alunos do Curso de Formação do Corpo de Bombeiros e o tenente coronel José Alberto mobilizaram-se na manhã desta terça-feira (27) em solidariedade às vítimas do acidente ocorrido no último domingo (25) na BR 116 no município de Santa Bárbara e fizeram doação de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) em Feira de Santana.
Cerca de 40 alunos do curso de soldado participaram, além de 9 bombeiros já formados. Segundo o tenente-coronel José Alberto, boa parte da corporação já tem o hábito de doar sangue e o Corpo de Bombeiros sempre está em contato com o Hemoba para saber a situação do estoque de sangue.
“Fazemos uma conscientização interna do nosso efetivo para atender ao Hemoba”, disse.
Tenente-coronel José Albero (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)
A aluna do curso de formação, Kadyana, contou ao Acorda Cidade que já doou sangue duas vezes, considera a ação um ato de cidadania e que pode salvar muitas vidas. “Chega o período de fim de ano e a probabilidade de ocorrer acidentes é bem maior. Então é importante que instituições como a nossa se mobilizem e se prontifiquem para a doação. Meu papel com profissional e cidadã é contribuir para que pessoas sejam salvas”, frisou.
Kadyana (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)
Soldado Vitória (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)
Na opinião da soldado Vitória, do Corpo de Bombeiros, doar sangue significa valorizar a vida e é um gesto que não custa nada. É um gesto voluntário que pode fazer a diferença para muitas pessoas. “Não custa nada e quem doa se recupera tão rápido. Representa a importância da vida das pessoas, quem está esperando pelo sangue e pode ser salvo com ele”, acrescentou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A enfermeira Nilza Azevedo, coordenadora do Hemoba, comentou que a população tem reagido bem a convocação do Hemoba e várias pessoas compareceram para fazer a doação. Ela destacou que o apoio da mídia é fundamental e que só ontem foram colhidas 93 bolsas de sangue.
Para ela, tanto a participação da Polícia Militar (PM), como do Corpo de Bombeiros ajudaram a melhorar o quadro do banco de sangue, além da disponibilidade da população em ajudar.
Nilza relatou que o Hemóvel tem apenas quatro cadeiras e pediu que as pessoas tenham um pouco de paciência até fazer a doação. Ela informou que quem não puder doar essa semana pode ir ao Hemoba em qualquer outro período e toda doação de sangue será muito bem-vinda.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Podem doar todas as pessoas que estiverem saudáveis, de 18 a 69 anos. Menores de idade podem doar acompanhados de pai ou mãe e com documento de identificação. Não podem ter doença que seja transmitida pelo sangue, devem estar bem alimentados, evitar alimentação gordurosa, mulheres não estarem grávidas e ter dormudo bem a noite. Pelo menos seis horas de sono. O doador vem até o Hemoba, passa por uma entrevista. Uma triagem clínica e assim saberá se está apto para doar”, explicou.
Serviço
Doação de sangue em Feira de Santana
Onde: Estacionamento do Núcleo Regional de Saúde, ao lado do HGCA.
Funcionamento: 8h às 17h – com intervalado de uma hora para almoço
Leia também:
Alunos do Curso de Formação de Soldados da PM doam sangue às vítimas de acidente na BR-116
Hemoba Feira de Santana convoca população para doar sangue
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.