Daniela Cardoso
A proximidade do Dia dos Namorados, Copa do Mundo e festas juninas movimentou o setor de empregos na Casa do Trabalhador em Feira de Santana. De acordo com Arlindo Marques, diretor da instituição, cerca de 40 vagas temporárias já foram preenchidas, especificamente para área de comércio, nas lojas de roupas e calçados.
Arlindo Marques afirmou que não há expectativa de novas vagas para o mês de junho, mas destaca que no segundo semestre do ano as oportunidades de vagas temporárias são maiores.
“Esse ano tivemos um crescimento maior no número de vagas em todos os setores e a economia está crescendo. O ano de 2015 foi o pior que tivemos e agora demos um salto positivo. Aos poucos o mercado de trabalho vai se recuperando. Se a economia vai bem, a expectativa é positiva e os serviços são ativados, gerando mais empregos”, analisou.
As chuvas que caem na região de Feira de Santana também ajudam na movimentação do comércio e consequentemente ativa as vagas de empregos, conforme afirmou o diretor da Casa do Trabalhador.
“A chuva faz com que os consumidores da área rural venham consumir serviços na cidade, o que movimenta o comércio e os outros setores. A Copa do Mundo ajuda também, não é muito específico, mas ajuda sim na movimentação do comércio”, acrescentou.
Segundo Arlindo Marques, as vagas na Casa do Trabalhador variam em diversos setores. Ele destaca que a concorrência de candidatos é grande e observa que os candidatos devem ter competência e saber se portar para conquistar o tão sonhado emprego.
“Temos vagas para empregado doméstico, cuidador de idoso, primeiro emprego e tem candidatos sem experiência e também aqueles super competentes. Das vagas temporárias existe a grande expectativa de serem efetivados. É importante a pessoa ter competência, se superar. Todos tem um minuto para causar a primeira impressão, então a pessoa precisa saber se portar. Tem gente que chega com currículo dentro de saco de lixo, outros comendo pastel”, observou deixando claro que o candidato é avaliado desde a chegada ao local de inscrição na vaga.
A Casa do Trabalhador funciona de segunda a sexta das 7h30 até as 15h30. Cerca de 200 senhas são distribuídas por dia para o setor de vagas de emprego.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade