Orisa Gomes
Embora algumas lojas tenham antecipado as promoções em Feira de Santana, é nesta sexta-feira (29), dia oficial da Black Friday, que a movimentação em busca dos descontos está sendo maior. Calçadas da Avenida Senhor dos Passos, um dos principais pontos comerciais do Centro, estão tomadas de mercadoria desde o início da manhã e e os consumidores começaram a chegar já na madrugada.
Antônia de Souza Alves saiu de Antônio Cardoso às 3h30 da madrugada e chegou no Centro comercial de Feira por volta das 4h, porque queria ser umas das primeiras a aproveitar as promoções. Entre os produtos adquiridos a um custo de R$ 1.000 estão produtos de beleza.
Também de Antônio Cardoso, Gabriele Conceição da Silva veio no mesmo transporte e chegou em Feira na madrugada com toda a família. Ela garante que o empenho valeu a pena. “A gente fretou o carro e chegou 4h. Valeu a pena, porque o preço está melhor do que no mercado”, comemorou acrescentando que comprou shampoo, condicionador, hidratante, desodorante, fralda, toalha, e “tudo que eu precisava”, por R$ 1.000,00.
Welligton Carneiro, de Feira de Santana, também quis aproveitar a Black Friday. “Saí um pouquinho mais cedo de casa hoje na tentativa de verificar esses preços das promoções. Vim com o intuito de comprar 10 itens e 8 eu encontrei em promoção. Comprei um forno elétrico que custava R$ 300 e paguei R$ 180; um hidratante que era R$ 6 reais e eu comprei por R$ 3 reais e outras coisas”, exemplificou.
Questionado se foi complicado enfrentar as filas, Welligton disse que teve a prerrogativa de atendimento preferencial pela idade, mas ressaltou que para outras pessoas foi necessário paciência. “Lá dentro está meio confuso. Tem que ter paciência num momento desse e a compensação vem mais tarde quando chegar em casa, relaxar e curtir o que comprou”, concluiu.
O que é?
A Black Friday nasceu nos Estados Unidos e foi "importada" para o Brasil em 2010. Mais conhecida no país pelas promoções na internet, passou a ganhar nos últimos anos uma maior adesão do comércio de rua e shoppings. Em 2019, pela primeira vez, o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico, segundo uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.