Andrea Trindade
Muitos consumidores que foram ao centro comercial de Feira de Santana fazer compras neste feriado de finados, se depararam com praticamente todas as lojas fechadas. Por ser um feriado e ter mais tempo livre para pesquisar os consumidores que foram ao centro da cidade tinham o objetivo de comprar principalmente roupas, no entanto, foram justamente as lojas de confecções – em maior número na cidade – que deixaram de abrir.
Apenas algumas lojas de departamento e de calçados estavam funcionando.
Gleice Riberio e a filha Ayla saíram de Andarí, na Chapada Diamantina, para fazer compras em Feira de Santana. Gleice disse ao Acorda Cidade que gastou 80 reais de passagem e que ficou no prejuízo.
"Só algumas lojas pingadas abriram. Fiquei besta quando vi, porque em outras vezes que eu vim eu achei mais lojas abertas, só que desta vez encontrei o comércio desta forma. É melhor não abrir, porque é prejuízo para gente sair de casa, do seu conforto e chegar encontrar aqui tudo fechado. Vim comprar roupas para minha filha e aproveitei o feriado pelo fato de ela não estar estudando hoje. Achei que o comércio de Feira, por ser uma cidade maior, estivesse com as lojas abertas", reclamou.
Um Acordo entre os sindicatos do Comércio e dos Empregados do comércio permitiu a abertura das lojas neste feriado de forma opcional. As lojas que abrirem terão que pagar hora-extra e auxílio transporte. Como o movimento não compensa o gasto de abrir as portas, muitos empresários optam por não funcionar no feriado.
A dona de casa Virgínia Pereira foi com a amiga comprar roupa e sapato. Ela disse ao Acorda Cidade que chegou às 10h e ao ver tudo fechado foi ao Feiraguay e também não encontrou boxes abertos.
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.