Teve início no dia 25 de abril, a construção de uma ciclovia de aproximadamente 8km de extensão na Avenida Noide Cerqueira, e de 3km na Avenida Fraga Maia.
Cerca de quatro meses depois, o estágio da obra já atingiu 50%, segundo o superintendente de Operações e Manutenção do município de Feira de Santana, João Vianey.
Ao Acorda Cidade, o engenheiro destacou os benefícios que a comunidade feirense terá quando os equipamentos forem entregues.
“É uma estruturação nos canteiros, a ciclovia ela tem uma característica de mais segurança para estes ciclistas, no caso da Nóide Cerqueira nós tínhamos uma ciclofaixa que está no bordo direito sentido BR-324, então a ciclovia ela garante mais segurança por estar no canteiro central, é mais elevado, está protegida em uma condição bem melhor do que uma ciclofaixa, então é uma condição de mais conforto para todo mundo que tem a sua atividade ou seu lazer nas avenidas, tanto na Nóide Cerqueira quanto na Fraga Maia”, explicou.
Questionando se os locais podem servir como espécie de treinos para atletas profissionais, João Vianey destacou que a ciclovia será utilizada de forma compartilhada.
“Existe um questionamento de fato de uma ciclovia em uma condição dessa urbana para um uso de competição, ela termina não sendo adequada porque você vai ter todo este movimento das pessoas que estão fazendo suas atividades físicas, de caminhada ou as pessoas que estão em lazer. Você percebe uma frequência de crianças, adolescentes, famílias, então configura o uso mais de diversão, de lazer, compromete um pouco para essas pessoas que fazem este uso mais profissional”, enfatizou.
Segundo João Vianey, as obras da Avenida Noide Cerqueira já atingiram cerca de 50% de evolução, mas foi preciso fazer a relocação de algumas plantas.
“Na Noide Cerqueira nós já passamos de 50%, é importante mostrar que a Noide Cerqueira no canteiro central, você tinha o primeiro segmento que já tinha uma calçada mais ampla, então aquele trecho está sendo reformulado, nós estamos configurando tanto uma calçada com uma própria ciclovia e após aquela região da Lagoa Salgada depois do retorno que acessa o Corredor dos Araçás na Noide Cerqueira, nós temos exclusivamente uma ciclovia que vai chegar até a direção da Escola da Amizade ali antes do viaduto com a BR-324. As obras estavam um pouco adiantadas, as chuvas obviamente comprometem esta fase que nós estamos em alguns segmento de demolição, em outros de terraplanagem, mas nós já temos segmentos consolidados, a gente teve uma dificuldade no caso da Noide por conta do transplantio de algumas árvores, nós estamos realocando estas árvores para permitir esta configuração, existem alguns pontos também de drenagem que precisaram ser ajustados, valetas que estavam inicialmente abertas que comprometeriam o fluxo e nós estamos substituindo por rede, para que a gente possa ter uma fluidez como máxima segurança naquele trecho”, informou à reportagem do Acorda Cidade.
Interligação
Segundo o superintendente de Operações e Manutenção, existe um projeto para fazer as interligações das ciclovias, mas destacou que alguns trechos, este processo não é possível.
“O município tem um plano cicloviário que foi conduzido pela secretaria de Planejamento, tem algumas situações que já são discutidas, alguns investimentos já são previstos, e a Noide e a Fraga Maia foi uma decisão de governo em virtude do uso que ela já tem. Mas já existem várias configurações, planejamentos que tem sido feitos, mas nem todos os locais são possíveis de fazer uma ciclovia. Então tem que ter avaliação de ciclofaixas, adequação de alguns segmentos, esses estudos estão em andamento e obviamente, nós temos um planejamento de execução. O primeiro passo já foi dado com estas duas, mas a intenção do governo é dar continuidade logo que concluído estes pontos, a gente possa ter outros pontos também configurando tudo isso”, contou.
Retornos
De acordo com João Vianey, um trabalho educativo será realizado por parte da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
“Isso já está sendo estudado junto com a SMT, foi feito agora aquela implantação do semáforo que de certa forma já garante uma condição de segurança maior, então está se avaliando os retornos que existem, uma possível adequação destes pontos, um reforço de sinalização, porque a própria ciclovia no trecho dos retornos, ela tem uma sinalização específica delimitadora, então isso também vai ser feito, mas a SMT já vem fazendo os estudos nesta parte e vai sim fazer um trabalho além do educativo, um reforço de sinalização. E pelo cronograma, nós temos uma previsão de novembro, estamos até buscando antecipar estes trechos para a gente dar condição melhor, mas o cronograma da obra é o mês de novembro”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
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