Câmara Municipal

Conheça os vereadores empossados para a 20ª legislatura da Câmara de Feira de Santana

Os vereadores atuarão na Casa Legislativa no período de 2025 a 2028.

Vereadores de Feira de Santana para a legislatura 2025-2028
Vereadores de Feira de Santana para a legislatura 2025-2028 | Foto: Departamento de Arte / Acorda Cidade

Foram empossados nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, os 21 vereadores de Feira de Santana eleitos para a 20ª legislatura. Eles iniciarão as atividades na Casa da Cidadania a partir do dia 4 de fevereiro.

Dos 21 vereadores, há apenas três mulheres e, do total de eleitos, apenas um está no primeiro mandato na Câmara. Também foi empossado como vereador o suplente Josivaldo Santana que assumirá o cargo devido ao licenciamento da vereadora Gerusa Sampaio para exercer a função de secretária. Conheça a seguir um pouco sobre cada vereador:

Luiz Augusto de Jesus (Lulinha)

Lulinha
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Augusto de Jesus (Lulinha) – União Brasil: Mineiro da cidade de Araçuaí, Lulinha tem 57 anos (07/02/1967), é casado e possui Ensino Médio completo. Chegou a Feira de Santana em 1983 aos 16 anos, morou no bairro Caseb, depois mudou-se para o bairro Conceição onde até hoje reside e, sempre participou de trabalhos sociais da comunidade. Se candidatou a um cargo eletivo desde 2004 e como vereador de Feira de Santana está agora em seu terceiro mandato. Não se elegeu na eleição anterior, embora tenha obtido quase 4 mil votos (foram 3.920), e tentou uma vaga como deputado estadual em 2022, mas agora retorna à Casa Legislativa após ser eleito com 5.574 votos.

Edvaldo Lima dos Santos (Edvaldo Lima)

Vereador Edvaldo Lima sobre evento da dupla Jorge e Matheus em Feira
Foto: Marcio Garcez Vieira / ASCOM-CMFS

Edvaldo Lima dos Santos União Brasil: Em seu quarto mandato como vereador de Feira de Santana, Edvaldo Lima é natural da cidade baiana de Ruy Barbosa, tem 69 anos (25/06/1955), é casado há mais de 40 anos e tem Ensino Médio completo. Chegou a Feira de Santana aos 10 anos de idade, trabalhou como pedreiro, taxista e motorista de ônibus intermunicipal e interestadual, sendo inclusive secretário sindical. Eleito pela primeira vez em 2012, com 5.442 votos, Edvaldo Lima é presbítero da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, já exerceu a função de oficial de gabinete da Secretaria de Agricultura de Feira de Santana e foi pastor por 13 anos servindo a comunidade com projetos e ações sociais. Como vereador foi autor de diversos projetos polêmicos e ingressou com ação para suspender a chamada Blitz do IPVA. Em 2024 foi eleito com 6.430 votos, o mais votado dos eleitos.

Eliziário Ribeiro da Silva (Eli Ribeiro)

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Eliziário Ribeiro da Silva (Eli Ribeiro) Republicanos: Natural de Dom Pedro (MA), Eli Ribeiro foi abraçado pela Princesa do Sertão no ano de 2000, e, em 2016, recebeu o Título de Cidadão Feirense. O seu primeiro mandato foi um desafio de carreira, entretanto, no segundo, obteve o maior número de votos em seu partido. É radialista e aos 58 anos se formou em Gestão Pública, atuou por cerca de três anos como secretário Municipal de Habitação, e como radialista, apresentou o Programa Tribuna do Povo na Rádio Cultural AM 700. É casado e pai de três filhos, e pastor engajado em trabalhos sociais da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Tem 64 anos (12/12/1960) e foi reeleito em 2024 com 4.641 votos.

Eremita Mota de Araújo (Eremita Mota)

preseidente da câmara eremita mota_paulo josé_acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Eremita Mota de Araújo – PP: Eremita está em seu sexto mandato. Professora de Ensino Médio, Eremita tem Superior Completo, 69 anos de idade (06/04/1955) e é natural de Castro Alves (BA). Com vasta experiência na Câmara de Vereadores, foi presidente da Câmara na 19ª legislatura, entrando para a história como a primeira mulher a exercer o cargo no legislativo feirense. Foi autora de diversos projetos, entre eles o que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia, lembrado anualmente no dia 12 de maio, e que dá aos portadores de Fibromialgia o direito de estacionar em vagas já destinadas a pessoas com necessidades especiais. Já foi diretora de escolas da rede estadual de ensino, chefe da Divisão de Ensino do 1° Grau, da Secretaria Municipal de Educação, e Chefe da Divisão Família/Idoso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Foi nomeada por um curto período como secretária Municipal de Educação e voltou para a Câmara. Em 2024 foi reeleita com 5.208 votos.

Flavio Arruda Morais (Galeguinho)

Galeguinho
Galeguinho | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Flavio Arruda Morais (Galeguinho) União Brasil: Empresário e músico, Galeguinho SPA está em seu segundo mandato e assumiu o compromisso de lutar pela classe artística da cidade. Nascido no dia 28 de novembro de 1986 (38 anos), em Feira de Santana, Galeguinho foi destaque em seu primeiro mandato como o vereador mais jovem e por ter doado seu salário de vereador (R$ 18.991 mil) para instituições filantrópicas da cidade. Muito antes de iniciar a vida política, Galeguinho já ajudava diversas famílias e instituições por meio de seus projetos sociais e colaborações avulsas. Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), Associação Feirense de Assistência Social (Afas) e Casa de Amparo são algumas das instituições que recebem ajuda do jovem vereador feirense, que é casado, tem Ensino Médio completo e idealizou os projetos sociais Sopão Solidário e Natal do Bem. Foi reeleito em 2024 com 3.827 votos.

Gean de Jesus Costa (Gean Caverna)

Diplomação
Gean Caverna | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Gean de Jesus Costa (Gean Caverna) – Podemos: Está em seu primeiro mandato. O agricultor do distrito feirense de Maria Quitéria, onde mora, tem Ensino Médio completo, é casado e fará 46 anos de idade um dia após ser empossado vereador (02/01/1979). Foi dono de bar (de onde surgiu o apelido Gean da Caverna), motorista de ambulância, atuou como agente distrital em Maria Quitéria e comerciante em Periperi, em Salvador. Se candidatou em 2020, não se elegeu, mas não desistiu, tentou novamente e foi eleito em 2024 com 4.051 votos. Prometeu lutar pela zona rural e pela juventude.

Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio (Gerusa Sampaio)

vereadora gerusa sampaio
Gerusa Sampaio | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio União Brasil: Foi empossada como vereadora mas irá se licenciar, para assumir os cargos de Secretária de Desenvolvimento Social (Sedeso) e da Secretaria da Mulher, das quais ela já foi titular anteriormente. A cadeira dela na Câmara será ocupada pelo suplente Josivaldo Santana. Gerusa Sampaio, 61 anos (25/07/1963) foi a mulher mais votada do pleito de 2020 em Feira de Santana para a Câmara Municipal e foi reeleita em 2024 também como a mulher mais votada. Foram 5.816 votos. Em seu quinto mandato, Gerusa é autora de diversas leis municipais como a da colocação de faixas para pedestres ou redutor de velocidade nas proximidades das escolas de educação infantil, Ensino Fundamental e Médio, e o sistema de cobrança fracionado de 30 em 30 minutos nos estacionamentos do município. Também elaborou a lei que garante a inclusão do critério de prioridade à mulher vítima de violência doméstica, na inscrição e aquisição em programas habitacionais no âmbito do município. Nascida em Salvador, Gerusa tem Ensino Superior completo, é casada, tem dois filhos e netos. Reside em Feira de Santana há mais de 20 anos. Em 2007, lançou sua primeira candidatura à vereadora, sendo eleita para o exercício de 2008, com 4.021 votos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi reeleita no dia 7 de outubro de 2012 com 6.736 votos pelo Partido Social Democrata (PSD). No pleito seguinte, em 2016, assumiu o terceiro mandato com 6.395 votos em Feira de Santana. Em 2018 candidatou-se a deputada federal, obteve 29.533 votos, mas não foi eleita, disputou como candidata a vereadora em 2020 e em 2024 sendo eleita nos dois pleitos.

Ismael Bastos de Santana (Pastor Ismael)

vereador ismael bastos
Ismael Bastos | Foto: Ascom/Câmara Municipal

Ismael Bastos de Santana – PL: É o vereador mais jovem de Feira de Santana com 36 anos (08/03/1988). Natural de Santo Antônio De Jesus, Ismael é casado, tem Ensino Médio incompleto e é pastor da Igreja Quadrangular. Cresceu na igreja onde o pai era pastor e começou na política assessorando o ex-vereador e ex-deputado Pastor Tom, no grupo que posteriormente o incentivou a ingressar na área. Disputou uma vaga na Câmara de Feira em 2020, quando entrou como suplente com 2.096 votos, e tomou posse na vaga do vereador licenciado, Fernando Torres (saiba mais aqui). No mesmo ano disputou a eleição e foi eleito com 4.968 votos.

Ivamberg dos Santos Lima (Professor Ivamberg)

Ivamberg lima
Ivamberg Lima | Foto: Marcio Garcez Vieira/ASCOM-CMFS

Ivamberg dos Santos Lima – (PT) Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil: Professor do Ensino Médio, dentista formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e conhecido em virtude de sua atuação na área da Educação, Ivamberg Lima, está em seu segundo mandato como vereador, conquistado nas eleições de 2024 com 4.524 votos. Sua trajetória política teve início em 2021, quando se candidatou pela primeira vez e foi eleito para seu primeiro mandato. Ele tem 54 anos de idade (10/12/1970), é casado, nasceu em Feira de Santana e tem mestrado em gestão e tecnologias aplicadas à educação. Ivamberg também atuou por sete anos no serviço militar e saiu com a patente de tenente dentista. Servidor público estadual concursado, ele foi diretor do Núcleo Regional de Educação (NR19), antes denominada Direc 2, por cinco anos, participou de projetos como o da Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) na Fazenda Mocó, da implantação do Regime de colaboração na educação entre estado e municípios no território Portal do Sertão, e da implantação da educação profissional no antigo Colégio Estadual, além de outros projetos na área da educação e saúde.

Jorge Raimundo de Oliveira Silva (Jorge Oliveira)

Diplomação
Jorge Oliveira | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Jorge Raimundo de Oliveira Silva (Jorge Oliveira) – PRD: O radialista e bacharel em Direito e pós-graduado em Políticas Públicas é natural de Feira de Santana, criado entre os bairros Kalilândia e Queimadinha, tem 62 anos (26/06/1962) e é casado. Filho de camelô, ele já trabalhou como vendedor de bijuterias e frutas, foi representante comercial, disputou quatro eleições, vencendo em 2024 com 2.247 votos. Mas antes disso já foi vereador entre 2001 e 2004 quando foi eleito na primeira vez que se candidatou. Começou na política na gestão do prefeito Colbert Martins em 1992, onde assumiu um cargo de confiança, e depois foi chefe de gabinete de um candidato a deputado estadual. A vocação de ajudar o povo é o que o motiva a continuar na política.

José Carneiro Rocha (José Carneiro)

Vereador Zé Carneiro
José Carneiro | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

José Carneiro Rocha (José Carneiro)- União Brasil: Eleito em 2024 com 5.326 votos, José Carneiro está no sexto mandato e durante dois foi presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana. Natural de Riachão do Jacuípe, ele tem 63 anos (25/03/1961), é casado, tem um filho e duas filhas, e Ensino Médio completo. Ele começou nos movimentos estudantis, nos grêmios dos colégios Municipal e Estadual e Gastão Guimarães e foi presidente da Casa do Estudante de Feira de Santana duas vezes. Em 1996, foi candidato a vereador pela primeira vez e ficou na primeira suplência, com 1.595 votos. Em 2000, tentou novamente e foi eleito com 2.688 votos. No pleito de 2004, foi o suplente mais votado, com 3.629 votos. Na eleição de 2008, José Carneiro obteve 3.018 votos, ocupando a vaga durante um ano da vereadora Gerusa Sampaio, que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Filiado ao PTB, em 2012, ele conseguiu ser eleito com 3.803 votos. Em 2016, José Carneiro foi eleito com 5.774 votos pelo PSDB, ficando entre os três mais votados de Feira de Santana. Recebeu o convite do então prefeito José Ronaldo de Carvalho para assumir a liderança do Governo Municipal, e no dia 21 de agosto de 2017, em decorrência do falecimento do vereador Reinaldo Miranda, mais conhecido como Ronny, José Carneiro foi eleito por 17 vereadores para assumir a Presidência da Câmara de Vereadores de Feira de Santana pela primeira vez, sendo reeleito. A reeleição pela terceira vez estava garantida para o biênio de 2021/2020, mas uma mudança de apoio o fez renunciar da candidatura à presidência, ficando Fernando Torres como o único candidato na disputa.

José Marques de Messias (Zé Curuca)

Vereador Zé Curuca
Zé Curuca | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

José Marques de Messias (Zé Curuca) – União Brasil: Aos 59 anos (25/10/1965), Zé Curuca está em seu quarto mandato. Nascido no distrito de Humildes, em Feira de Santana, ele é casado, tem filhos e netos, exerceu a vereança de 2008 a 2012, voltou à Casa em 2017 e se reelegeu no pleito de 2020 e de 2024, neste último com 4.313 votos. Seu reduto eleitoral é no distrito onde nasceu e no bairro do Limoeiro e adjacências. Ele tem Ensino Médio completo e resolveu entrar na política participando campanhas e ajudando pessoas da comunidade.

Josivaldo Jildeon Santana Silva (Josivaldo Santana)

Josivaldo Santana
Josivaldo Santana | Foto: Arquivo pessoal

Josivaldo Jildeon Santana Silva (Josivaldo Santana) – União Brasil: Suplente de vereador, ele assume a vaga da vereadora Gerusa Sampaio que após ser empossada, foi licenciada para assumir os cargos de Secretária de Desenvolvimento Social (Sedeso) e da Secretaria da Mulher, das quais ela já foi titular anteriormente. Natural de Queimadas, Josivaldo tem 35 anos (08/06/1989), é administrador de empresas e graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Controladoria Pública. Sua primeira candidatura foi neste pleito de 2024, quando obteve 3.693 votos. Este será seu primeiro mandato.

Jurandy da Cruz Carvalho (Jurandy Carvalho)

Jurandy Carvalho
Jurandy Carvalho | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Jurandy da Cruz Carvalho (Jurandy Carvalho) – Federação PSDB Cidadania: Trabalhador rural, de 49 anos (18/04/1975), natural do distrito Governador João Durval (Ipuaçu) em Feira de Santana, Jurandy Carvalho assume seu segundo mandato como vereador e representa a zona rural. Tem Ensino Médio completo e foi coordenador da Associação dos Produtores de Agricultura Familiar e Economia Solidária. Em 2016 entrou na política como suplente e na eleição se elegeu pela primeira vez, se reelegendo no pleito de 2024 com 4.374 votos.

Luciane Aparecida Silva Brito Vieira (Lu de Ronny)

vereadora lu de ronny
Lu d Ronny | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade


Luciane Aparecida Silva Brito Vieira (Lu de Ronny) – Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil: Está em seu segundo mandato como vereadora, mas candidatou-se pela primeira vez a um cargo político em 2018 quando concorreu a uma vaga de deputada na Câmara Federal. Ela obteve 15.238 votos alcançando a suplência, depois se candidatou em 2020 como vereadora e venceu em sua primeira candidatura a vereadora de Feira de Santana com 3.886 votos. Na reeleição ela obteve 3.681 votos. Graduada em Relações Públicas e Enfermagem, Lu de Rony, é feirense, tem 49 anos (17/01/1975), foi gerente de enfermagem da Policlínica do Parque Ipê, foi também enfermeira no Samu, e é viúva do vereador Ronny. Ele faleceu em 2017. Em 2018 ela foi condecorada com a comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal, onde se dedica a representar os profissionais de saúde.

Luiz Ferreira Dias (Luiz da Feira)

 luiz da feira
Luiz da Feira | Foto: Mario Neto/ Ascom CMFS

Luiz Ferreira Dias (Luiz da Feira) – PP: Morador do bairro Tomba, Luiz da Feira, 50 anos (13/12/1974), nasceu no distrito de Bonfim de Feira, e foi reeleito para seu terceiro mandato. Tem Ensino Fundamental completo, trabalhou como camelô no Calçadão da Sales Barbosa, e depois conquistou um espaço no Feiraguay, importante centro comercial na cidade e onde tornou-se mais conhecido. Casado, pai de três filhas, ele foi vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e foi corregedor da Casa. Também foi candidato a deputado federal em 2018, e a deputado estadual em 2022. Nas duas candidaturas alcançou a suplência. Sua principal bandeira na Casa da Cidadania é a da saúde e desenvolvimento social. A primeira vez que se candidatou a vereador foi em 2016 quando conquistou uma cadeira na Câmara com 2.566 votos, e se reelegeu nas candidaturas seguintes a vereador de Feira. Em 2024 ele obteve 4.715 votos.

Marcus Welber Carvalhal Pinheiro (Marcus Carvalhal)

Diplomação
Marcus Carvalhal | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Marcus Welber Carvalhal Pinheiro (Marcus Carvalhal) PL: Advogado, Marcus Carvalhal foi presidente da OAB subseção Feira. Ele tem 48 anos (30/12/1976) é de Cruz das Almas e está em seu primeiro mandato. Se candidatou ao cargo de vereador em Feira de Santana pela primeira vez em 2020 quando entrou como suplente, e tentou novamente no pleito de 2024 quando se elegeu com 3.930 votos.

Marcos Antônio dos Santos Lima (Marcos Lima)

Marcos Lima
Marcos Lima | Foto: Marcio Garcez Vieira/ Ascom

Marcos Antônio dos Santos Lima (Marcos Lima) – União: Nascido em Feira De Santana (BA) em 06/06/1977, tem 47 anos, é empresário com Ensino Superior completo e casado. Foi diretor-presidente da Fundação Municipal Egberto Tavares Costa. Se candidatou ao cargo de vereador pela primeira vez em 2004, alcançando a suplência por duas candidaturas seguidas, em 2012 foi eleito pela primeira vez vereador, se reelegendo em 2016. Em 2018 tentou uma vaga como deputado estadual, mas não obteve êxito. Em 2020 tentou voltar à Câmara de Feira de Santana, e novamente ficou na suplência, mas sem se afastar da política. No pleito de 2024 elegeu-se para atuar em seu terceiro mandato com 5.854 votos. Quando perdeu em 2020, Marcos destacou que enfrentou uma concorrência de 35 candidatos em seu principal reduto, e mesmo assim obteve uma votação expressiva (3.776 votos), uma das maiores do seu partido.

Pedro Américo De Santana Silva Lopes (Pedro Américo)

Pedro Américo
Pedro Américo | Foto: Divulgação

Pedro Américo De Santana Silva Lopes (Pedro Américo) – Federação PSDB Cidadania – Está em seu segundo mandato. Nascido no povoado de São Domingos, em Valente, Pedro Américo tem 39 anos (16/06/1985) e ensino superior completo. Ele é especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas, mestre em ensino médio de física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e professor. Foi coordenador de Proteção e Defesa Civil na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência, chefe de gabinete na Secretaria de Desenvolvimento Social, e também Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural. Pedro teve três candidaturas e ganhou em duas. A primeira foi a de vereador na cidade de São Domingos em 2008, quando não se elegeu. Depois em 2020 quando candidatou-se a vereador em Feira de Santana vencendo a eleição e a terceira no pleito de 2024, quando foi reeleito com 3.386 votos.

Ronaldo Almeida Caribé (Ron do Povo)

Ron do Povo
Ron do Povo| Foto: Mario Neto/ Ascom-CMFS

Ronaldo Almeida Caribé (Ron do Povo) – PP: Nascido em Feira de Santana, Ron do Povo tem 38 anos (24/01/1986), tem Ensino Médio completo, é casado e pai de um menino. Está exercendo seu terceiro mandato como vereador. Foi eleito pela primeira vez em 2016 com 2.262 votos e desde então nunca perdeu uma eleição. No pleito de 2024 ele obteve 4.626 votos. Trabalhador autônomo, Ron vendia lanches em frente a uma faculdade da cidade e no conjunto Alvorada, e também foi mototaxista.

Silvio de Oliveira Dias (Silvio Dias)

Sílvio Dias
Sílvio Dias | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Silvio de Oliveira Dias (Silvio Dias) – Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil: O advogado e inspetor aposentado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está em seu segundo mandato como vereador de Feira de Santana. Foi coordenador da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (3ª Ciretran), onde reformulou diversas mudanças em busca de melhorias no atendimento ao público. Assumiu o cargo em 2012 e em 2020 candidatou-se pela primeira vez a vereador, quando foi eleito entre os 10 mais bem votados. Se reelegeu no pleito de 2024 com 5.379 votos. Natural de Feira de Santana, Silvio é formado em Administração e Direito, tem 53 anos (06/01/1971) e fará aniversário nos próximos dias .

Valdemir da Silva Santos (Pastor Valdemir)

pastor valdemir santos
Valdemir Santos | Foto: Márcio Garcez Vieira/ Ascom

Valdemir da Silva Santos (Pastor Valdemir) – PP: Natural de São José do Jacuípe (BA), mas atuante em Feira de Santana há mais de 25 anos, Pastor Valdemir está em seu segundo mandato após se reeleger no pleito de 2024 com 4.810 votos. Na primeira candidatura, em 2020, obteve 1.898 votos. Ele é casado, tem 49 anos (07/02/1975) e Ensino Médio completo. Realiza trabalhos sociais em diversos bairros.

1º Suplentes de Vereador – 20ª legislatura

  • Albino Brandão de Souza Neto (Albino Brandão) – Federação PSDB Cidadania
  • Antônio Carlos Cerqueira De Amorim (Carlinhos Cabeção) – PRD
  • Fabiano Nascimento De Souza (Fabiano da Van) -PL
  • Josse Paulo Pereira Barbosa (Paulão do Caldeirão) – PP
  • Josivaldo Jildeon Santana Silva – União (Assumiu a vaga de Gerusa Sampaio)
  • Julia Silva Oliveira – Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil
  • Mauro de Barros Oliveira (Mauro da Saúde) – Republicanos
  • Pedro Raimundo de Oliveira Freitas (Pedro Cabelereiro) – Pode

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários