Não precisa ir muito longe para encontrar alguém que fez da superação o elemento fundamental de sua vida. Todo mundo tem que enfrentar algum obstáculo para conquistar seus objetivos. Em praticamente todos os locais, você pode encontrar esses personagens, seja na rua, em meio a seus amigos e familiares, ou nas histórias de celebridades.
No IETIGG – Instituto de Educação de Tempo Integral, há esse personagem, aluno do 3º ano C, Dominique Mendes Santana, 17 anos, é um grande exemplo de que, a vida não quer tristeza e apesar da sua deficiência física, ele vive, e não tem a vergonha de ser feliz.
Essa figura alegre, participativa e corteja por toda a comunidade do Gastão, foi uma das grande sensações da Gincana Estudantil 2024. ‘Eu Mudo o Mundo, junto com todo mundo’, o tema traduz bem a vontade de vencer, o empenho e garra do carismático aluno que mesmo em uma cadeira de rodas, vestiu literalmente a camisa da equipe Preta e com muita determinação ajudou seu time a sagrar-se campeão.
Mesmo ciente de que o importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre, Dominique disse, “amei a gincana, estou muito feliz com a nossa conquista”.
Aldenice Souza Santos, sua cuidadora no Gastão afirma, “Dominique é um presente que Deus me deu. Ele é extremamente alegre e participativo, desbloqueado e nos contagia com a sua força, garra e alegria”.
A professora Sandra Machado dos Santos fala do ex-aluno com muito orgulho, “fui professora dele no ano passado é posso dizer que aprendi muito com essa convivência. “Apesar das suas limitações, ele é muito participativo. Um aluno exemplar”.
A aluna Alana Thianá de Carvalho Souza (3º A) não se conteve e solicitou um registro fotográfico ao lado do amigo. “Estudamos juntos em outra escola. O sorriso estampado em seu rosto esboça a leveza em seu corpo. Grandiosa pessoa e excelente aluno”.
De acordo com a professora Alfreda Xavier, diretora do IETIGG, o aluno é uma grande referência. “Ele aceita os seus limites sem jamais desacreditar na sua capacidade de superação”.
Temos uma escola que busca incluir as pessoas com deficiência, sejam nas atividades pedagógicas do dia a dia, seja em momentos esportivos e culturais. Diariamente temos intérpretes de Libras e cuidadoras a disposição dos alunos atendidos. “Enquanto instituição pública, asseguramos todo e qualquer direito dos nossos estudantes, fazemos e acreditamos numa educação pública de qualidade”, disse a vice-diretora Virginia Lima.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram