Nesta quinta-feira (29), é celebrado o dia de São Pedro e São Paulo, principais líderes no surgimento da Igreja Cristã.
Os apóstolos também são responsáveis pelas festividades típicas da Igreja Católica e, segundo tradição, os viúvos e viúvas acendem uma fogueira na porta de casa durante a noite do dia 29 de junho.
O Acorda Cidade conversou com o vigário padre Wilson Marques, da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, que fica no distrito de Humildes em Feira de Santana, que contou um pouco da história do santo.
“O dia 29 o dia é dedicado a São Pedro porque é o dia do martírio, tanto dele, como o outro santo que é São Paulo, mas destacamos aqui São Pedro porque ele é o primeiro dos apóstolos, é o primeiro que Jesus chama juntamente com seu irmão André, enquanto pescador, e Pedro passa a seguir Jesus Cristo. A história de São Pedro se dá justamente quando Jesus está na sua vida pública chamando seus primeiros seguidores e São Pedro é aquele que mesmo com sua simplicidade, aquele que mesmo não tendo muitos estudos, mas acolhe esse chamado de Jesus. Em seguida é ele que também professa e reconhece que Jesus é o filho de Deus, e também aquele que pergunta quando Jesus vai dizer: ‘Olha, vocês também querem ir embora?’ E ele vai dizer: ‘Senhor aonde iremos? Só tu tens palavras de vida eterna.’ Então Pedro mesmo com toda essa realidade de que não tem esse conhecimento todo, não tem essa inteligência a nível intelectual, mas porém, Pedro é aquele que segue os passos no caminho do mestre. Ele é padroeiro dos pescadores justamente porque ele foi chamado quando ele estava no exercício do trabalho que é a pesca”, explicou.
O vigário informou que aqui no Brasil, a celebração é realizada no primeiro domingo após a data do dia 29 de junho, caso esta caia durante a semana.
“Neste ano, nós teremos a celebração no domingo, porque embora o dia da festa de São Pedro e São Paulo seja no dia 29, mas a igreja aqui no Brasil faz a transferência para o domingo, pra que mais fiéis possam estar participando da solenidade. São Pedro também é considerado como santo das viúvas e o distrito de Humildes abraça essa devoção a São Pedro a ponto de culturalmente acontecer a festa de São Pedro aqui no mês de junho”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram