PodCast

Conheça a história de Conceição Borges, principal representante dos trabalhadores rurais de Feira de Santana

Em entrevista ao podcast Cá Entre Nós, do Acorda Cidade, ela contou sobre a sua história de vida, sua militância nas organizações sociais.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Buscar a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a zona rural. Essa é uma das grandes lutas da agricultora e sindicalista baiana, Conceição Borges. Nascida no distrito de Tiquaruçu em Feira de Santana, ela tem 62 anos de idade e mais de 30 participando de movimentos sociais, conhecendo de perto as necessidades do homem e da mulher do campo.

Em entrevista ao podcast Escuto Cá entre Nós, do Acorda Cidade, Conceição contou sobre a sua história de vida, sua militância nas organizações sociais, as principais conquistas e dificuldades dos agricultores e como é atualmente a vida na zona rural de Feira de Santana.

Mãe de cinco filhos, com 13 netos e uma bisneta, e atual presidente do Movimento de Organização Comunitária (MOC), ela já passou pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e tem uma vasta experiência de liderança feminina e sindical.

Durante o bate papo, Conceição Borges falou como perdeu a visão do olho esquerdo após um problema de saúde, como foi trabalhar como agente de saúde em um surto de cólera que houve em Feira de Santana e a dificuldade de diálogo dos trabalhadores rurais com o poder público.

conceição borges
Foto: Arquivo Pessoal

Ela também comentou sobre os vereadores. Na opinião dela os representantes da população feirense no Poder Legislativo são perversos com a zona rural e muitos ainda enquanto são candidatos, vão até as comunidades para angariar votos e depois esquecem-se das promessas feitas. A sindicalista destaca que a atual legislatura da Câmara de Feira de Santana quase não enxerga as pessoas da zona rural e por isso as demandas deste local não são pautadas.

Conceição destacou que acesso a água, recuperação do solo e assistência técnica rural são necessários para que os agricultores de Feira de Santana possam ter sucesso na produção de alimentos, assim como há necessidade de uma educação contextualizada com a realidade do campo, beneficiamento da produção e um olhar para a qualificação dos jovens.

Outro ponto abordado na entrevista foi a urbanização do campo que chega sem nenhum planejamento aos distritos de Feira de Santana e traz consigo todos os impactos sociais, econômicos e culturais.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jucineide Silva

Não e tendo porque o pessoal da zona rural não vota em um representante como essa.
Muitos trocam seus votos por um emprego e por sextas básicas. E esquece de valorizar que está na luta aí lado deles .. Pronto falei !!

F.S.A

A ZONA RURAL É UM DOS MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS, E ESSES VEREADORES QUE NÃO FAZEM NADA, MUITOS DELES ESTÃO AI SÓ POR CAUSA DO SALARIO. CHEGOU A HORA DA POPULAÇÃO DA ZONA RURAL ACORDAR E NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, NÃO REELEGEREM ESSAS CRÁPULAS. QUANDO É EPOCA DE ELEIÇÃO APARECEM COM AS CARAS DESCARADAS APERTANDO A MÃO DO POVO.

Luciene

O governo municipal e um lixo mais de 20 anos do grupo politico ze ronaldo e companhia, essa mulher e uma guereira.

Luiz Carlos

Concordo plenamente as ruas dos distritos não tem asfalto nem calsamento rua da Pedra ferrada, Pé de serra e outras mais que eu não conheço.

William Conceição dos Santos

Se a maioria é base de um governo municipal perverso…

Kalmax Nunes

Você está zona rural ficam apostando nesses cara e ainda faz campanha para ganhar e eles ganham e toda vez faz isso com vocês

João m costa

político só pensa no povo em ano de eleição ou guando nesse pensamento de alguma forma ele e seu grupo seja beneficiado

Clea

Vereador Jurandy carvalho não faz parte desse comentário tenho certeza que mesmo antes de ser a zona rural sempre foi o referencial dele.

Fabio

Eles são perversos com toda a população, são covardes, falsos, A próxima eleição ta vindo aí, Ficam todos bonzinhos. Aí você, você mesno vota nesses hipocritas

João Silva

Será que a nobre sindicalista também quer fazer parte dos perversos ?
Pois já se candidatou para o cargo algumas vezes .
Perguntar não ofende .
Quer *** em cidadã…..!!!!!

VOCÊ ME REPRESENTA

Precisamos ser representados.

Cirleide Ferreira

Falou toda a verdade

VOCÊ ME REPRESENTA

Como eu admiro Conceição Borges , mulher que representa muito bem as mulheres guerreira do campo. Parabéns Conceição pela sua trajetória!

José Audecy de Magalhães

Bom dia., A Conceição Borges está coberta de razão., essa cambada de come é dorme só lembra do povo na hora do voto. Rebanho de sacripantas. Na câmara precisa de gente como a Conceição que visa o lado do povo. Mais a política é doença contagia pessoas boas.