Confira a carta aberta que pede ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes de Feira de Santana

Documento também pede ampliação do número de ocupantes por mesa de quatro para seis pessoas.

Acorda Cidade

Entidades que representa estabelecimentos comerciais de Feira de Santana divulgaram, nesta quinta-feira (14), uma carta aberta solicitando ampliação do horário de funcionamento de bares, restaurantes e similares e do número de ocupantes por mesa de quatro para seis pessoas. Leia na íntegra:

Feira de Santana, 14 de janeiro de 2021.

As entidades representativas dos setores produtivos da cidade de Feira de Santana, em apoio ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana – SindFeira de Santana, que representa todo o setor produtivo dos restaurantes e bares de nossa cidade, colocam pontos para reflexão ao tempo que solicita ao Poder Público Municipal reconsideração sobre o último decreto de nº 11.987 de 11 de janeiro de 2021.

Tendo em vista o cenário pandêmico ocasionado pela COVID 19 e seus reflexos nos setores econômico e sociais, este decreto determina o fechamento dos estabelecimentos as 21:00, e limita o número de pessoas a 4 por mesa, entre outras medidas sanitárias.

Após a paralisação total das atividades do setor, foi liberado seu funcionamento no dia 04/08/2020 e o segundo pico da doença só ocorreu no dia 10/12/20, 4 meses após a volta das atividades, demonstrando que o setor não é o responsável direto pelo aumento do número de infecções.

A restrição de funcionamento do setor após as 21:00 inviabiliza o funcionamento destes estabelecimentos, pois como trata-se de preparo de refeições (jantar ou petiscos), os últimos pedidos para a cozinha devem ser feitos até no máximo às 20:00, para que dê tempo ao preparo da refeição, entrega na mesa, consumo pelo cliente e efetivo fechamento da conta, ou seja, os ÚLTIMOS clientes da noite têm que fazerem seus pedidos até às 20:00. Muitos estabelecimentos estão optando por fecharem a noite pois os custos superam as possíveis receitas.

Após 5 meses completamente fechados e agora com esta restrição às 21:00, o setor que emprega milhares de pessoas, encontram-se profundamente ameaçado, já inclusive gerando novas demissões neste período.
Desta forma solicitamos ao Poder Público Municipal, que vem atuando com a responsabilidade que lhe cabe no controle da pandemia, possa reconsiderar dois pontos importantes no atual decreto, fazendo de imediato as seguintes alterações:

1. Aumentar o horário de funcionamento até as 23:00

2. Aumento do número de pessoas por mesa para 06 tendo em vista que famílias tem desistido de ir ao restaurante pela limitação de apenas 04 pessoas

O SindFeira de Santana sempre esteve (e estará) junto à PMFS, seja participando de Conselhos importantes à administração pública, opinando nas decisões importantes para os rumos de nossa cidade. Acreditamos que estas duas flexibilizações não trarão maior impacto no combate ao Coronavirus e pode salvar importante setor, gerador de empregos, renda e impostos para o município. Acreditamos na capacidade de análise do Governo Municipal ao tempo que aguardamos posição urgente sobre nosso pedido.

Atenciosamente,
Marcelo Alexandrino Souza
ACEFS – Associação Comercial e empresarial de Feira de Santana

Augusto Fábio Soares