Mais do que uma tradição, a confecção dos tapetes de Corpus Christi em Feira de Santana é um ato de fé, trabalho em equipe e dedicação que transformam e colorem as ruas do centro da cidade.
Desde as primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (30), vários voluntários se reuniram para confeccioná-los. Para muitos, participar deste momento é uma forma de renovação espiritual.
A professora Betulina Lima, do Colégio Padre Ovídio, destacou em entrevista ao portal Acorda Cidade, a presença de grupos de todas as paróquias do municpipio. Segundo ela, são mais de quatro metros de tapetes por rua, e entre os materiais mais utilizados estão sal grosso, serragem, borra de café, fubá, casca de ovos, pétalas de flores, folhas, papel, restos de tecido e outros materiais disponíveis para representar a fé e a devoção a Jesus Cristo.
“Cada paróquia delimita o local para fazer seus tapetes, geralmente são, no mínimo, quatro metros de tapetes por rua. Neste ano, os tapetes celebram a festa de Pentecostes, o lema da Campanha da Fraternidade e o tema da eucaristia de modo geral. É um trabalho maravilhoso. Começamos bem cedo, e por volta das 7h da manhã terminamos”, declarou a professora.
O pároco da Catedral de Sant’Ana, Paulo de Tarso, também colaborou na confecção dos tapetes.
Ele destacou a quantidade enorme de pessoas no local e convocou a comunidade para participar da missa às 8h30 na Praça Padre Ovídio, ao lado da igreja Matriz, e da procissão, por volta das 10h.
A escrivã de polícia, Miriã Palmeira, descreveu a alegria de participar deste momento. Há 25 anos ela integra o movimento das equipes de Nossa Senhora, que trabalha a espiritualidade conjugal e familiar. “Nosso tapete tem como tema a eucaristia fonte de missão, a eucaristia alimenta o cristão e nesta confiança estamos aqui confeccionando o local por onde Jesus vai passar. É um momento que aproxima e estreita os laços de amizade e familiar”, declarou a servidora pública ao Acorda Cidade.
Ana Nery confecciona os tapetes há 40 anos. Ela ressaltou a dedicação dos fiéis neste trabalho, faça chuva ou faça sol. “Essa dedicação reflete e fortalece a fé do povo”, declarou.
Confecção dos tapetes de Corpus Christi em Feira de Santana: uma tradição de fé e trabalho em equipe https://t.co/CjHO05Qauj pic.twitter.com/SVBDyJfMjK
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) May 30, 2024
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram