Feira de Santana

Comunidade enfrenta dificuldades para ter acesso a escola no Conjunto Feira VII e apela por pavimentação de rua

Segundo a população, hoje a reivindicação é por uma pavimentação asfáltica, mais moderna, porém é necessário também a drenagem no local.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Professores, funcionários e familiares de estudantes matriculados na Escola Prisma, localizada no Caminho 16, no conjunto Feira VII, em Feira de Santana, fizeram um apelo, na manhã da última segunda-feira (10), à prefeitura municipal para que seja realizada a pavimentação da via.

De acordo com Jose Oliveira, que tem dois filhos matriculados na unidade de ensino, a rua está intransitável.

“Independente da estação aqui é bem complicado o acesso, por conta da má pavimentação. Se a estrutura fosse melhor, o acesso seria bem mais fácil. Para deixar as crianças na escola fica bem complicado. Quando chove a gente fica ilhado, intransitável, os pais têm que vir de transporte, de carro, porque a pé não tem como deixar os meninos na escola. Isso é há muito tempo, há mais de sete anos. Minha filha estuda nesta escola há sete anos e é desse mesmo jeito. Já fizemos vários abaixo-assinados e mesmo assim ainda não tivemos o retorno esperado”, afirmou.

A Professora Claudia Marques também falou sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade para ter acesso à escola.

“A prefeitura sempre vem e diz que precisa fazer uma pavimentação, só que fica apenas no falar. Já há mais de 20 anos que a gente vem solicitando constantemente. O caminho fica intransitável no inverno, as pessoas precisam trazer os filhos de transporte, de carro porque a pé não é possível. São mais de 600 pessoas passando por aqui, porque a escola tem em torno de 500 alunos. No inverno, as crianças precisam vir de bota até pra poder atravessar e entrar na escola.”

Segundo a professora, hoje a reivindicação é por uma pavimentação asfáltica, mais moderna, porém é necessário também a drenagem no local.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente precisa dessa drenagem, que a prefeitura nos ajude, e faça essa pavimentação para que facilite a vida dos pais, dos alunos e dos professores também. A gente faz esse apelo em nome da escola e dos pais, para que providenciem essa drenagem, agora que está no verão. Passa um canal aqui que vai para o Fraternidade, mas não impede a realização desse serviço”, declarou.

De acordo com João Vianey, superintendente da Soma [Superintendência de Operações e Manutenção], já foi feita uma visita no local e por conta da contratação de uma nova empresa para realização de obras de drenagem no município, será possível dar andamento ao serviço no Caminho 16.

“Eu tenho conhecimento sobre o assunto. Fizemos a visita lá, e a nossa situação é que tivemos uma licitação agora dia 5, porque hoje nós temos um contrato exclusivo de manutenção de drenagem, e tivemos uma licitação agora recente, que viabilizou a contratação de uma empresa para implantação e recuperação de drenagens. Lá, nós vamos precisar fazer uma recuperação da drenagem, não só neste ponto, mas associado a isso tem aquele problema de macrodrenagem do canal, que precisa ser retificado e está no plano de manejo de águas pluviais. Mas como eu disse: nós vamos ter condição agora com este novo contrato de fazer esta intervenção. Está na pauta, assim como diversos outros pontos da cidade”, informou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

João Vianey explicou ainda que o processo está demorando de ser feito, em virtude da situação do orçamento.

“A gente sabe que a Câmara fez um corte no orçamento da Soma para o hospital de campanha e efetivamente só podemos abrir processos licitatórios, tendo um valor compatível ao orçamento do ano, para fazer os empenhos. Então isso terminou comprometendo alguns planejamentos nossos para o meio do ano, mas estamos tentando equacionar e aos poucos liberando.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários