As lojas do comércio no centro da cidade de Feira de Santana não estão autorizadas a funcionar no sábado, feriado do dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. De acordo com o presidente do Sindicato do comércio Marco Silva, uma negociação estava em curso com o Sindicato dos Comerciários, mas não houve um acordo para a abertura.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Apesar de toda argumentação e de mostrar a importância da data do Dia das Crianças para o comércio, o sindicato dos comerciários não se sensibilizou e demonstrou uma radicalização incomum”, afirmou.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Marco Silva destacou a importância da data para o varejo da cidade. “No Dia das Crianças, tradicionalmente, o comércio sempre abriu e é uma data muito forte para o varejo. A gente sabe dessa importância e esse ano o centro da cidade não abriu em nenhum feriado. A gente precisa garantir emprego e renda”, afirmou.
Bairros e shoppings
O presidente do Sindicato do Comércio destacou que na convenção coletiva desse ano ficou determinado que o comércio dos bairros e shoppings iria funcionar durante os feriados. Já o funcionamento do comércio no centro da cidade seria negociado junto ao sindicado dos comerciários. “Na prática isso não evoluiu, pois o comércio do centro não funcionou em nenhuma data de feriado”.
Marco Silva defendeu ainda que o movimento no comércio aos sábados é melhor que durante os dias de semana. “É o principal dia, por que as pessoas têm mais tempo, muitas não estão trabalhando e a gente tem a concorrência forte do comércio eletrônico que funciona todos os dias, então se a gente pensa em preservar os empregos, tem que permitir a abertura que só traz benefícios”, afirmou.
O presidente do sindicato dos empregados do comércio, Antônio Cedraz, disse ao Acorda Cidade que foram feitas reuniões e a maioria dos comerciários, não concordou com a abertura do comércio no feriado de 12 de outubro, inclusive aqueles que ganham comissão.
“Eles disseram que precisam de um descanso, porque vem há muito tempo trabalhando em todos os feriados, e como vai começar uma conversão nova, eles pediram para deixar para negociar os próximos feriados”, afirmou.
Ele explicou que o funcionamento dos shoppings, que são autorizados a funcionar aos domingos e feriados, não depende do sindicato.
“Existe uma lei municipal que autoriza eles abrirem e a gente não pode fazer nada. Só a Câmara quando derrubar essa lei”, disse o sindicalista ao Acorda Cidade.
Já o comércio dos bairros, que também estão autorizados a funcionar aos feriados, Cedraz disse que eles têm essa autorização devido um acordo feito em convenção coletiva.
O sindicalista defendeu ainda que a partir do momento que o consumidor toma conhecimento que o comércio não vai abrir no sábado, ele se antecipa e vai às compras antes.
“É um hábito que o pessoal tem de sempre deixar tudo para a última hora, mas em questão de vendas, você vai ver, quinta e sexta-feira o movimento grande no comércio”.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram